06 de Agosto de 2010 10h19

Prefeito recebe a visita dos recenseadores do Censo 2010

06/08/2010

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo e sua família, receberam a visita dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (06-08), em sua residência, no bairro Goiabeiras.  O chefe do Executivo Municipal fez questão de responder às perguntas feitas pelo recenseador. “A nossa intenção é mostrar à população cuiabana de um modo particular, e ao povo mato-grossense de maneira geral, a importância do recenseamento”, afirmou.

O prefeito fez um apelo aos cidadãos cuiabanos para que colaborem com o IBGE. “É importante que as pessoas abram as portas para o recenseador, pois ele é um dos principais agentes do Censo e está incumbido de coletar as informações sobre a população brasileira”, observou o gestor.

Galindo ainda ressaltou a credibilidade do instituto que realiza as principais pesquisas sobre as características sócio-econômicas brasileiras. “Essas informações são importantes porque o Governo Federal se baseia nelas para definir novos projetos em benefício da população”, disse o prefeito.

Para o chefe da unidade estadual  IBGE, Delvaldo Benedito de Souza, a receptividade da Família Galindo é muito importante. “É um incentivo às famílias cuiabanas para que colaborem conosco”, salientou Souza que lembrou que os dados colhidos serão fundamentais para o planejamento das políticas futuras para a cidade.

Única pesquisa a visitar os cerca de 58 milhões de domicílios brasileiros, o Censo 2010 revelará as condições de vida da população em cada município do país. Seus resultados ajudarão o Brasil a se planejar para os próximos dez anos, tanto em termos de definição de políticas públicas como das decisões de investimento da iniciativa privada. Esta será a décima segunda vez que o censo é realizado no país. Em Cuiabá os recenseadores devem visitar mais de 171 mil domicílios até 31 de outubro.