28 de Outubro de 2010 08h25

Prefeito Chico Galindo recebe diretor da Hemoprot

28/10/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O diretor da Hemoprot em Mato Grosso, José Flávio de Toledo Usó, empresa com sede na Bélgica, reuniu-se ontem (27-10) às 15 horas, com o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo. O encontro aconteceu no Palácio Alencastro, com a participação do novo secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar. Toledo quis saber do prefeito Galindo sobre o andamento do processo de desapropriação de uma área de 15 hectares na Rodovia dos Imigrantes, onde a Hemoprot vai instalar uma unidade industrial, de processamento de sangue bovino/suíno e ovos, para nutrição animal.

Após ouvir a exposição do diretor, Chico Galindo informou-lhe que o processo de cessão da área em regime de comodato (20 anos) encontra-se bem adiantado, e já nesta sexta-feira deve ser homologado em cartório, o que implica na imediata autorização de construção da fábrica da Hemoprot no Município. "A Prefeitura concede total incentivo a que mais empresas se instalem
em Cuiabá. Já desapropriamos uma área de 15 hectares para que a Hemoprot edifique aqui sua unidade. Trata-se de uma empresa que processa sangue bovino/suíno em pó e, também, ovos, para nutrição animal".

Segundo o prefeito, a instalação da Hemoprot traz também outros dividendos importantes à economia de Cuiabá e de todo o Estado. "Os ganhos se refletem de maneira geral, pois uma nova unidade produtiva gera mais empregos e renda, além de aquecer automaticamente parte do comércio, trazendo riqueza ao Município. Fico assim muito feliz em receber o diretor José Flávio de Toledo no meu gabinete. Se Deus quiser, ainda em 2010 terá início a construção da filial da Hemoprot em Cuiabá".

Originária da Bélgica, onde possui duas fábricas (uma desativada por falta de mão de obra), a Hemoprot exerce atividades produtivas há 10 anos no Brasil, por meio da unidade de Mato Grosso do Sul e, dentro em breve, garante o diretor mato-grossense, com as futuras fábricas em Lins-SP e em Cuiabá-MT.

O representante da Hemoprot no Estado diz que suas expectativas e da diretoria na Bélgica são boas, “porque acreditamos no potencial de Cuiabá, de Mato Grosso”. A intenção do grupo, ressalta, é iniciar o quanto antes a construção do projeto da fábrica na Rodovia dos Imigrantes, numa área de 40 mil metros quadrados. Nesta primeira fase, das três projetadas, a área coberta será de 2.200 metros2;
2.400 m2, pavimentada; 2.300m2, para sediar a Estação de Tratamento de Efluentes.

José Flávio d e Toledo informou ainda que a Hemoprot já existe oficialmente em Cuiabá, aberta desde dezembro de 2009, dispondo de vários documentos imprescindíveis à sequência da obra física (fábrica). "A homologação em cartório da área cedida pela Prefeitura, na Rodovia dos Imigrantes, vai permitir o acesso a outros documentos de praxe e o início do empreendimento".