06 de Agosto de 2010 14h00

Prefeito Chico Galindo analisa projeto de revitalização do Morro da Luz

06/08/2010

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

O arquiteto Johnny Rother, do escritório Rother Spinelli, entregou hoje (05-08) ao prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, o planejamento para revitalização do Morro da Luz na Capital, considerado um dos pontos turísticos mais importantes na opinião daqueles que conhecem a história da cidade. Ele estava acompanhado do secretário de Meio Ambiente do Município, Archimedes Pereira Lima Neto, do presidente do Instituto Onsa, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip, Maivander Ricardo Pereira Farias, e da diretora executiva da mesma entidade, Nilmara Alves de Paula.

A idéia é transformar o Morro da Luz num lugar de visitação pública agradável, ao contrário da triste realidade de hoje, em que a região é usada por usuários de drogas e a prática da prostituição. Rother explicou que o projeto prevê, inclusive, a construção de um mirante, com anexos (guarita para a Polícia Militar e estacionamento). Archimedes Neto salientou que algumas iniciativas já foram tomadas no sentido de resgatar o Morro da Luz como um dos pontos de valor histórico e turístico da Capital, a exemplo do 'Abraço no Morro', realizado em 2009.

Conforme o prefeito Chico Galindo, a proposta é interessante porque vem ao encontro dos preparativos para que Cuiabá receba a Copa 2014. "Não vejo problemas em concluirmos um bom trabalho no Morro da Luz, pois existe hoje um espírito norteador de melhorias diversas na Capital, até mesmo de maior facilidade na arrecadação de recursos destinados às obras da Copa, cujo objetivo principal é deixar a cidade com características mais bonitas".

Segundo o arquiteto Johnny Rother, que já atuou com o arquiteto Jaime Lerner, de Curitiba, sendo idealizador de vários projetos de envergadura nacional, "ideias nós temos para serem executadas no Morro da Luz". O Mirante, sugeriu, pode ter sua estrutura acima da copa das árvores, o que possibilitaria uma visão privilegiada no entorno da avenida Tenente Cel. Duarte, mais conhecida como av. da Prainha. O Morro da Luz, também foi cogitado, poderia sediar feiras populares de artesanato e artes plásticas nos finais de semana, para melhor aproveitamento daquela área central.

Archimedes Neto destacou que, através de levantamentos informais e oficiais, ficou claro que toda a população de Cuiabá deseja que se faça algo no Morro da Luz, "a fim de valorizá-lo potencialmente, pois merece". Cogitou-se uma outra possibilidade no lugar, a instalação de grades.O secretário entende que esta medida coibiria em muito a prática de ilícitos naquele local, em horas avançadas. "Mas teriam de ser tomadas outras providências. No conjunto, juntamente com os empreendimentos estruturais, o Morro estaria pronto para receber a população, com segurança e da forma desejada por todos".