/ Futebol

07 de Junho de 2014 11h39

Palestra orientará jornalistas sobre anatomia e traumatologia no esporte para a Copa do Mundo

07/06/2014

Divulgação

Na próxima segunda-feira (09.06) acontece no auditório da Unimed Cuiabá (Rua Barão de Melgaço, 2609 - Centro Sul) a palestra “Terminologia Médica e Conceitos Básicos sobre Anatomia e Traumatologia no Esporte para a Imprensa”. O evento começa às 9h e tem como objetivo orientar profissionais da comunicação com relação aos principais problemas ortopédicos que podem ocorrer em uma partida de futebol. Haverá um coffee break para os presentes.

Ministrarão a palestra três especialistas da área: o coordenador médico do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Dr. Haruki Matsunaga, o coordenador médico de Controle de Doping do Comitê Organizador da Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014, Dr. Benedito Murilo Godoy, e o coordenador médico do Cuiabá Esporte Clube, Dr. Jose Antonio da Silveira Jr. Além de Cuiabá, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Natal e Recife, entre outros capitais e sub-sedes da Copa do Mundo recebem o evento.

Um manual de orientação produzido pela Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia no Esporte (SBRATE) será distribuído aos jornalistas. Ele foi elaborado para orientar os profissionais definindo o que é, a gravidade, diagnóstico, tratamento e tempo de recuperação de concussões, entorses, luxações, fraturas e rupturas de ligamento, entre outros temas.

Apoio da FIFA e da Sbot

O ‘Manual Básico de Traumatologia do Esporte para a Imprensa’ foi preparado pela primeira vez há alguns anos por ortopedistas de São Paulo e de Goiânia para torneios regionais, mas foi tão útil que o médico da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, José Luiz Runco, que também presidiu a SBRATE, apoiou a ideia de um manual para os profissionais que cobrirão a Copa, proposta que teve integral apoio da FIFA e colaboração da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da qual todos os ortopedistas da SBRATE no Brasil inteiro são igualmente participantes.

“A concretização da proposta foi facilitada”, diz Paulo Lobo, pelo fato de que em cada cidade-sede a FIFA terá um ortopedista como elemento de ligação entre a equipe médica das seleções e a infraestrutura de Saúde da cidade, isto é, hospitais, prontos socorros e serviços especializados para onde poderão ser levados atletas que se acidentarem. “E todos esses médicos são não só ortopedistas, como também integrantes da SBRATE”, conclui Lobo.

Necessidade

A necessidade do ‘Manual’ é patente, segundo os médicos, que gostam de citar a colocação do ortopedista e jornalista Osmar de Oliveira, que gosta de lembrar a pergunta de um colega no ar, se determinado atleta tivera “algo sério ou só uma luxaçãozinha”. O próprio Osmar explicava que luxação é o deslocamento total de uma articulação, quando há perda total da congruência de um osso com outro, diferente da entorse, pequeno desvio momentâneo da articulação. Osmar reforçava a explicação com a lembrança da saída de Emerson da Copa de 2002 quando, durante uma brincadeira num treino sofreu uma luxação no ombro, que o afastou de todos os jogos.

Outro problema pouco conhecido e que o ‘Manual’ explica é o que ocorre numa concussão, quando a bola bate com força na cabeça ou no rosto. O ‘Manual’ traz, além dos conceitos de anatomia, ilustrações do que ocorre com o cérebro no momento de uma concussão, explicações de porque o atleta pode até desmaiar e detalhes sobre os exames, inclusive de ressonância, que permitem ao médico avaliar a importância do trauma.

Como apoio adicional aos jornalistas, o ‘Manual’ trará os nomes dos médicos da SBRATE que atuarão em cada cidade-sede e o endereço eletrônico do site, www.sbrate.com.br, onde todos os mil médicos integrantes da sociedade estão listados, com os respectivos e-mails.