13 de Novembro de 2014 14h43

13/11/2014

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes decretou Luto Oficial de três dias pelo falecimento do grande poeta Manoel de Barros, ocorrido nesta quinta-feira (13). Manoel Wenceslau Leite de Barros tinha 97 anos e faleceu em virtude de falência múltipla de órgãos em um hospital de Campo Grande (MS), cidade onde morava.

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, no chamado “Beco da Marinha”, beira do Rio Cuiabá, em 19 de dezembro de 1916. Em 74 anos de carreira literária, teve 28 livros publicados. Recebeu inúmeros prêmios, incluindo dois Jabutis e um especial da Academia Brasileira de Letras.

“Ele retratou como ninguém as cores do Pantanal Mato-grossense e a alma do homem pantaneiro”, afirmou o prefeito Mauro Mendes. “Sua perda é grande e insubstituível, mas seus versos e a sua originalidade jamais serão esquecidos”.

Confira a íntegra do decreto.