01 de Julho de 2010 09h00

Chico Galindo entrega casas para 10 famílias abrigadas no Ginásio Poliesportivo do Quilombo

01/07/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Sem esconder a emoção de entregar as chaves de 10 casas - construídas pela Prefeitura de Cuiabá - no  Vila Nova do Coxipó às famílias carentes que se encontram abrigadas no Ginásio Poliesportivo do Bairro Quilombo, o prefeito Chico Galindo disse ontem (30-06) que a doação dessas unidades habitacionais se constitui num dos atos mais gratificantes da sua administração. O presidente da Agência Municipal de Habitação Popular, João Emanuel, e o secretário de Comunicação Social, jornalista Flávio Garcia, também participaram da cerimônia, realizada nas dependências do ginásio. Outras cinco moradias idênticas já foram entregues pelo Município na atual gestão, com previsão de repasse de mais 185 casas de madeira até o final de 2010.

"Primeiro, quero agradecer a Deus, pela força", destacou o prefeito. "E agradecer a vocês, que tiveram muita paciência para aguardar a chegada de um momento tão especial. Aqui, neste ginásio, viveram dias difíceis, pois o imóvel inteiro está sendo reformado. Não foi fácil isso, bem sei. Mas valeu tudo, porque agora contam com um teto próprio, sonho de milhões e milhões de brasileiros. Cuidem do patrimônio que ora recebem com carinho. Zelem por ele. É o seu lar".

O presidente da AMHP, João Emanuel, endossou as palavras do prefeito Chico Galindo, alertando para que os novos proprietários não negociem suas casas, 'pois outras não virão'. "Pelo seguinte: o sistema informatizado já detecta que aquela pessoa recebeu o benefício e se desfez dele. Como consequência, quem vendeu não pode mais participar de nenhum programa social de habitação. Vai ficar de fora". Emanuel e o prefeito Galindo ainda visitaram as casas ontem, no final da tarde, vistoriando-as para checar se tudo está 100%, a exemplo das instalações hidráulica e elétrica.

A mudança para o Vila Nova do Coxipó acontece nesta quinta-feira (01-07), às 13 horas, e será feita pela Prefeitura de Cuiabá. Assistentes sociais da Agência Municipal de Habitação Popular da Capital vão promover o acompanhamento das famílias, para melhor integrá-las à comunidade. Também o presidente da Associação de Moradores do Vila Nova, Paulo Sardinha, está pronto para receber as 10 famílias beneficiadas com casas, cujos líderes são: Maria das Dores N. de Oliveira, Edivaldo Pereira Dias, Claudinete Pereira de Souza, Evanildo Varela Silva, Iris Andrade de Oliveira, Helenice da Silva Brito Pinho, Maria Divina Clara de O liveira, Félix Domingos da Silva, Valdemir Luís do Nascimento e Alexandre Andrade Silvério.

ENTENDA O QUE ACONTECEU - As famílias abrigadas no Ginásio Poliesportivo do Quilombo foram retiradas da Área de Preservação Permanente do Residencial Sucuri, por liminar da Justiça. Inicialmente, um total de 15 famílias havia construído seus barracos de lona ou madeira, na tentativa de conseguir um lote para fixar moradia. São pessoas humildes, muitas desempregadas, que trabalham informalmente para sustentar suas proles.

Sem ter para onde ir, elas foram encaminhadas primeiro ao Albergue Municipal Manuel Miraglia, no Monte Líbano, e posteriormente acomodadas no Ginásio do Quilombro. As casas que recebem gratuitamente, de madeira e com parte em alvenaria (piso e banheiro), foram construídas via parceria entre Prefeitura de Cuiabá (Agência Municipal de Habitação Popular) e Juizado Volante do Meio Ambiente, que cedeu parte do material (madeira).