Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Atendimentos

31 de Agosto de 2015 11h20

Unidades da Assistência Social retomam expediente em horário integral

31/08/2015

KARINE MIRANDA

Tchélo Figueiredo

As unidades de Assistência Social de Cuiabá retomam a partir desta segunda-feira (31) o expediente de oito horas, que havia sido reduzido desde o mês de maio devido à ausência do repasse da União para a continuidade da prestação dos serviços.

Com isso, os Centros de Convivência para Idosos e a Casa dos Conselhos – que funcionavam apenas pela manhã – e a unidade do Cuiabá Sem Miséria, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – que funcionavam somente à tarde – passam a funcionar das 8h às 18h.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, a retomada do expediente em horário integral foi realizada para garantir um melhor atendimento às pessoas, visto que mais de 20% da população se utilizam dos serviços, projetos, programas e benefícios executados pela Assistência Social.

“Considerando o aumento da demanda nas unidades de assistência social e a procura por serviços que nós acreditamos também que deve ocorrer em função do momento econômico em que vive o país – e mesmo não dispondo dos recursos regulares por parte dos entes federados – o prefeito Mauro Mendes determinou a retomada do funcionamento em horário normal para melhor atender a população”, pontua.

Ainda segundo secretário, a dívida da União com o município permanece e soma aproximadamente R$ 3,3 milhões em repasses correspondentes a alguns programas sociais que não têm sido realizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,  dentro do prazo.

“Nós temos buscado fazer economia de todas as formas, em papel, tinta de impressora, combustível e todo o material de consumo. Nós temos feito um acompanhamento muito de perto e temos pedido a colaboração dos nossos servidores para que nos ajude nessa direção. Temos buscado fazer uma engenharia de redução de custos para poder dar conta de lidar com esse período difícil que estamos vivendo”, disse.

Minha Casa, Minha Vida

Com a retomada do horário integral do expediente, as famílias interessadas em se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida faixa 1 terão mais tranquilidade para se cadastrar, já que as 14 unidades dos CRAS e Centro de Convivência – onde são realizadas as inscrições, além da Portal Habitanet -  passam a funcionar o dia inteiro.

Para se inscrever e concorrer a uma das 1.264 casas disponíveis – que fazem parte do residencial Nico Baracat I, II e II, na região do bairro Osmar Cabral – as famílias devem morar em Cuiabá há mais de cinco anos e ter renda mensal bruta de até R$ 1,6 mil. 

Além disso, precisam estar com o cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico), por meio do qual elas obtêm o Número de Identificação Social (NIS), obrigatório para realizar as inscrições.

No ato da inscrição, o interessado precisa confirmar os dados pessoais e a renda para garantir a conclusão da inscrição e a obtenção de um número de protocolo, gerado no final do cadastro, com o qual ele vai participar do sorteio. 

Em caso de dúvidas, as famílias podem buscar também a sede do programa, localizada na Rua Régis Bitencourt, nº 384, bairro Porto. As inscrições terminam no dia 25 de setembro.