Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Crianças e adolescentes

25 de Novembro de 2016 20h06

Unicef entrega prêmio à Prefeitura de Cuiabá, por avanços na assistência social

25/11/2016

KARINE MIRANDA

Jana Pessôa/Setas-MT

Arquivo

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior,  representando o prefeito Mauro Mendes, recebeu nesta sexta-feira (25) o prêmio do “Selo Unicef Município Aprovado”, entregue às cidades que  conquistaram avanços nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, no período de 2013 a 2016.

A honraria foi entregue durante evento no Palácio Paiáguas, que reuniu dezenas de secretários e prefeitos dos municípios envolvidos. Cuiabá faz parte das 30 cidades que receberam o título, de um total de 91 municípios que se inscreveram para participar do Selo Unicef. Foram avaliados os programas existentes nos municípios inscritos, sob a ótica de impacto social, gestão de políticas públicas e mobilização, participação e controle social.

Todos os municípios premiados  atingiram as metas propostas e demonstraram o compromisso com a infância e a juventude, por meio de ações nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

"Nós aceitamos o desafio da Unicef e nos empenhamos muito para cumprir os objetivos. Estamos felizes pelo reconhecimento internacional. Agradeço a todos os que nos ajudaram a conseguir essa honraria. As crianças e adolescentes de Cuiabá mereceram toda nossa atenção durante a nossa gestão”, afirmou o prefeito Mauro Mendes, mesmo não podendo ir ao evento.

O secretário José Rodrigues, reafirmou a  satisfação com a conquista, pois o selo reconhece todo o esforço do município em melhorar os indicadores sociais. Conforme os  dados da Unicef, que comparou as ações de 2011 e de 2014, houve avanços em diversos setores na capital. 

A cobertura vacinal aumentou de 21,2% para 91,8%, o número de escolas que ultrapassaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aumentou de 71,7% para 83,7% e a taxa de crianças com até um ano com registro civil aumentou de 98,9% para 100%.  Já os casos de óbitos infantis diminuíram de 99,2% para 92,7%, enquanto a taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos diminuiu de 68,5% para 63,4%.

“O selo que é um reconhecimento internacional e mostra o investimento no desenvolvimento municipal, por meio das melhorias nas condições de vida de crianças, adolescentes e das suas famílias. Ficamos extremamente felizes de receber essa honraria, que é uma conquista de todos”, afirmou.

Segundo o coordenador do escritório do Unicef no Pará, Fábio Morais, a entrega da honraria é um momento de agradecimento, pois demonstra a recompensa de todo o esforço para avalizar os avanços nas politicas públicas e na aplicação correta do recurso, de forma a garantir o direito das crianças e adolescentes nos municípios.

“Era muito difícil trabalhar em Mato Grosso. Foi muito difícil. Foi desafiador. Hoje estou muito feliz, porque conseguimos constatar que nossa parceria gerou frutos bastante positivos. É gratificante esse trabalho, porque foi uma conquista nossa depois  de muitos enfrentamentos. Vimos que aqui existe uma relação de comprometimento de todos municípios envolvidos”, afirmou.

Além de Cuiabá, receberam a premiação os municípios de Sinop, Cáceres, Campo Verde, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Alta Floresta, Alto Taquari, Arenápolis, Barra do Bugres, Cláudia, Glória D’Oeste, Ipiranga do Norte, Marcelândia, Matupá, Nobres, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Porto dos Gaúchos, Querência, São José do Rio Claro, Apiacás e São Félix do Araguaia.

Também participaram da cerimônia de entrega da premiação a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Arruda, a  presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes, Annelyse Cândido, entre outras autoridades.