Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Natal Luz 2014

18 de Dezembro de 2014 16h45

Super-heróis e brincadeiras marcam o Natal Luz de crianças de Cuiabá

18/12/2014

RAFAELA GOMES CAETANO

MaykeToscano

Arquivo

O fim do ano teve sabor de algodão-doce, cachorro-quente e muitas outras guloseimas para os quase 2 mil meninos atendidos pelos programas sociais da Prefeitura de Cuiabá. Nesta quinta-feira (18), eles puderam aproveitar o dia ensolarado dando muitas risadas e se divertindo no Ginásio Dom Aquino.

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, a ação que começou nesta quarta-feira (17), alcançará também os idosos que integram os centros de convivência da Capital nesta sexta-feira (19), também no Dom Aquino.

“O Natal Luz conseguiu ser um bom gerador de alegria para todos aqueles atendidos pelos programas sociais da Prefeitura. Com o novo espaço do Dom Aquino, pudemos aproveitar essa grande área para que todas as crianças e idosos pudessem se divertir com maior liberdade. E isso não seria possível sem a ajuda da nossa equipe e dos nossos parceiros, que abraçaram essa iniciativa e doaram seu tempo, disposição e talento”, afirma Virginia.

Ao lado de alguns personagens da Liga da Justiça e dos heróis mais famosos da Marvel, Homem-Aranha e Homem de Ferro, os meninos presentes no dia de lazer tiveram a oportunidade de conhecer seu super-herói favorito, enquanto se deliciavam com pipoca e aguardavam a entrega dos presentes.

“Eu gostei muito de brincar de cabo-de-guerra. Além de poder fazer novos amiguinhos, também conheci o Batman, meu super-herói favorito”, conta João Marcos, 6, estampando um sorriso no rosto.

Para Pablo Aires, 12, brinquedos como o pula-pula e o chute-a-gol tornaram o fim de ano mais especial. “É muito legal encerrar o ano assim, brincando com meus amigos. E são tantas coisas divertidas, que é até difícil escolher apenas uma favorita”.  

As quase 4 mil crianças contempladas nestes dois dias de lazer são atendidas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculo da Prefeitura de Cuiabá, no qual estão inseridos o Projovem, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Siminina.

Para Marilene dos Santos Aires, orientadora social do Serviço de Fortalecimento de Vícunlo, Unidade Destrito da Guia, é maravilhoso ver como os programas tem transformado a vida dos meninos.

“Não existe outro projeto que atue de forma tão incisiva para os meninos, como o Serviço de Fortalecimento de Vínculo. Aqui eles são estimulados a despertar seu talento musical por meio de aulas de violão, além de realizar suas tarefas escolares e brincarem como toda criança deve fazer”, conta.

Após a realização dos dois dias de lazer, o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, refletiu sobre o alcance dos programas sociais e do Natal Luz 2014, que ainda segue nos bairros mais carentes da Capital trazendo amor e compaixão com o Caminhão do Papai Noel.

“Me sinto realizado por receber de volta todo o carinho e brilho nos olhos de cada criança aqui presente. Quisemos atender aqueles que carecem e precisam de algum apoio, sejam pequenos ou idosos e percebo que conseguimos levar alegria para todos os contemplados por alguma dessas ações. É gratificante poder encerrar o ano dessa forma”, conclui.

Parceiros – Colaboraram com a ação desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá os seguintes parceiros: CAB Ambiental, Shopping Popular, Sinduscon, Instituto de Odontologia, Tatiana Parente (CX Construções), Verônica Malouf, Zeina Malouf, Luiz Fernando Caldart, Geisa Cabral, Karim Krause, Elisangela Mischur, Silva Lino (Corpo e Arte), Grupo Amper (Neila Oliveira), Zilda Zompero, Ligia Zaim, Fabiola Garcia, Laura Garcia, Beto e Marina Rondon, empresa Consignun, Shopping Center da Criança, Hospital Jardim Cuiabá, ZF Comunicação (Ziad Fares), Valdinei Mauro de Souza, deputado estadual eleito Max Russi, vereadores Adilson da Levante, Julio Pinheiro, Lilo Pinheiro, Juca do Guaraná, Leonardo Oliveira, Onofre Junior e Haroldo Kuzai, equipe de colaboradores da Bimetal (Kawate, Ariane Kawate, Ana Maria Yzui, Rosana Carmo, Janaina Teixeira, Waldenice Grillaud, Waldirene Oliveira, Ladiana Deisy), além de todos os secretários e secretários-adjuntos da Prefeitura Municipal de Cuiabá.