Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Minha Casa, Minha Vida

28 de Agosto de 2015 14h10

Sistema passa por manutenção e portal Habitanet ficará fora do ar

28/08/2015

KARINE MIRANDA

Marcos Vergueiro

Portal Habitanet – site onde são realizadas as inscrições no programa federal Minha Casa, Minha Vida faixa 1 – ficará fora do ar nos próximos sábados (29 e 05), das 8h às 22h, devido a  manutenção dos sistemas, internet e servidor de arquivo da Prefeitura de Cuiabá.

A interrupção do serviço já estava programada pela Diretoria de Tecnologia da Informação e é necessária para dar continuidade à instalação de um "nobreak" e um grupo gerador, cujo serviço foi iniciado no último sábado (22).

Apesar da suspensão temporária do portal, as famílias interessadas em se cadastrar não terão prejuízo, visto que há outros 26 dias de inscrição até o fim do prazo, no dia 25 de setembro, conforme o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior.

“Como o portal está hospedado no servidor do prédio da prefeitura e este precisa passar por manutenção, haverá a impossibilidade de utilização do sistema Habitanet nestes dois sábados, mas as famílias interessadas terão quase um mês para se cadastrar. Acreditamos que todos conseguirão realizar em tempo a inscrição no programa habitacional”, pontua.

Para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida e concorrer a uma das 1.264 casas disponíveis – que fazem parte do residencial Nico Baracat I, II e II, na região do bairro Osmar Cabral – as famílias devem morar em Cuiabá há mais de cinco anos e ter renda mensal bruta de até R$ 1,6 mil. 

Além disso, precisam estar com o cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico), por meio do qual elas obtêm o Número de Identificação Social (NIS), obrigatório para realizar as inscrições.

No ato da inscrição, o interessado precisa confirmar os dados pessoais e a renda para garantir a conclusão da inscrição e a obtenção de um número de protocolo, gerado no final do cadastro, com o qual ele vai participar do sorteio. 

Além da internet, as inscrições são realizadas nas 14 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nos centros de convivência dos idosos e na sede do programa, localizada na Rua Régis Bitencourt, nº 384, bairro Porto. Em todos os locais há equipes treinadas para dar suporte nas inscrições e esclarecer dúvidas.