Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Incentivo

04 de Novembro de 2016 15h00

Simininas recebem projeto “Inclusão Literária” de arte, cultura e incentivo à leitura

04/11/2016

KARINE MIRANDA

Josi Pettengill

Arquivo

As meninas atendidas pelo programa Siminina, em Cuiabá, participam das ações educativas e de incentivo à leitura do projeto “Inclusão Literária”, idealizado pelo historiador Clóvis Matos, em parceria com a Cia de Teatro Cena Onze. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância da leitura, por meio da arte e educação.

O projeto está sendo desenvolvido nas 17 unidades do Siminina e se encerra no mês de dezembro. Nesta sexta-feira (04) foi a vez da unidade no bairro Altos do Boa Vista receber o projeto. Ao todo, 38 meninas da unidade são beneficiadas.

Com olhos vidrados e sorriso no rosto, elas participaram de brincadeiras e atividades lúdicas, além de assistirem a apresentações teatrais e musicais. Assuntos relacionados a bullying, alimentação saudável e o resgate das antigas cantigas e brincadeiras de roda foram tratados durante as apresentações.

“Gostei muito das apresentações. A gente ri e aprende. Ainda vimos filmes e ganhamos livros. Foi muito legal. Gostaria muito que eles voltassem”, disse Natalia Vitória Marques, 9 anos, que frequenta o programa Siminina há mais de um ano.

Maria Clara Silva, 9 anos, também comemorou a apresentação. Segundo ela, é muito bom ter a oportunidade de fazer parte de um projeto que leva cultura, arte e literatura às comunidades carentes. “Como nós não temos muito dinheiro, não é sempre que conseguimos assistir a uma apresentação de teatro ou mesmo ter um livro além daqueles da escola. Fico muito feliz de poder estar aqui hoje”, contou.

Para Márcio Campos, um dos organizadores do Inclusão Literária, as crianças têm respondido  de forma muito positiva ao projeto, que envolve seis atores do Cena Onze e mais duas pessoas do projeto Inclusão Literária. “Essa iniciativa é por perceber que as pessoas precisam ler cada dia mais. Precisam ler formalmente e saber ler a realidade também, e os livros fazem isto com a gente. Transforma a realidade”, diz.

Além de incentivar o gosto pela leitura, o Inclusão Literária vai realizar a doação de  livros para todas as alunas e unidades do Siminina, ação realizada em todos os locais que receberam o projeto. Pelo menos 70 livros foram doados para a unidade do Altos do Boa Vista.

Ainda segundo Márcio, também será disponibilizada uma biblioteca virtual, com e-books infanto-juvenis, por meio do Inclusão Literária Digital, com o intuito de aproximá-las ainda mais da literatura.  “Nós instalamos um programa nos computadores das unidades, que gerencia a coleção de livros digitais e doamos até 2 mil livros digitais, disponibilizados pela editora, para a degustação do leitor. Então, elas terão várias opções de leitura com um simples clique”, afirmou.

Com essa doação,  o projeto vai complementar as ações voltadas para a leitura e literatura que estão sendo realizadas nas unidades nos últimos meses, de acordo com a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho. O trabalho tem sido realizado com todas as 1.098 meninas, entre 6 e 14 anos, que são atendidas pelo Siminina em Cuiabá e no Distrito da Guia.

“A nossa primeira-dama Virginia Mendes fez uma campanha de doação de livros infanto-juvenis para a criação do nosso cantinho da leitura, em cada unidade. Foram 60 exemplares doados, com os quais iniciamos um trabalho de modo que as crianças lessem e entendessem aquilo que o livro traz. Pudessem absorver mesmo cada uma das histórias. E esse projeto Inclusão Literária vem para fechar com chave de ouro esse nosso trabalho”, disse.

Ainda segundo Rosamaria, a expectativa é de que as meninas aprendam cada vez mais e multipliquem o gosto pela leitura à família e amigos. “Sabemos que, com projetos como esse, elas passam a se interessar mais, aprendem bastante e melhoram no seu dia-a-dia. Esperamos que esse gosto pela leitura seja coletivo e compartilhado no seio familiar”, encerrou.

Confira a programação:

 

Jardim Araçá

SEG - 07/11/2016

Chácara dos Pinheiros

QUA - 09/11/2016

Bela Vista

SEX - 11/11/2016

CPA

QUA - 16/11/2016

Jardim Fortaleza

QUI - 17/11/2016

Jardim Colorado

SEX - 18/11/2016

Dr Fábio

SEG - 21/11/2016

Getúlio Vargas

QUA - 23/11/2016

Distrito da Guia

QUI - 24/11/2016

Pedra 90

SEG - 28/11/2016

Jardim  Leblon

QUA - 30/11/2016

Renascer

SEX - 02/12/2016

Tijucal

SEG - 05/12/2016

Três Barras

TER - 06/12/2016

Jardim Vitória

SEX - 09/12/2016