Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Dentista do Bem

28 de Abril de 2016 15h58

Simininas passam por triagem para receber atendimento dentário gratuito

28/04/2016

KARINE MIRANDA

Josi Pettengill

Arquivo

As meninas atendidas pelo programa Siminina nos bairros Pedra 90, Doutor Fábio e 1º de Março passaram nesta quinta-feira (28) por uma triagem realizada pelo programa Dentista do Bem para receber atendimento dentário gratuito até completarem 18 anos, caso selecionadas.

O programa é executado pela Oscip Turma do Bem e vai selecionar centenas de crianças e adolescentes de baixa renda de 11 a 17 anos para receberem o tratamento odontológico a fim de oferecer qualidade de vida para elas por meio do acesso à saúde bucal.

As dentistas Sumaia Correa da Costa e Samara Valência estiveram na sede do Siminina no 1º de Março realizando a triagem das meninas do local. O processo consistiu em um exame visual da condição bucal de cada menina e o preenchimento de uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

De acordo com Sumaia, dentre os principais problemas dentários identificados estão as caries, a necessidade do tratamento de canal e até a extração dos dentes.  “Elas realmente precisam de tratamento, pois muitas delas sequer foram ao dentista, pelo menos, uma vez na vida e não tem conhecimento da necessidade de fazer um acompanhamento. Tem meninas aqui que estavam até com vergonha de sorrir por causa dos problemas. Falta orientação e, com o projeto, esperamos não somente selecionar as meninas que vão receber o tratamento como plantar a sementinha do incentivo para que elas melhorem a higiene bucal”, disse.

Após esta triagem, será elaborado um dossiê de cada menina com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. Todos os dentistas envolvidos no projeto são voluntários e atendem, em seus próprios consultórios e o tratamento é curativo, preventivo, educativo e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

No entanto, estes procedimentos só são realizados após a seleção feita pelo programa Dentista do Bem por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia os mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

A previsão é que a seleção das meninas a serem beneficiadas seja concluída em um prazo de três meses. A siminina selecionada vai receber uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. Para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

“A criança vai fazer todo o tratamento que precisar independente da especialidade exigida. Mas, mesmo se ela conseguir o atendimento, acreditamos que estamos fazendo a nossa parte de orientação e esperamos que elas e suas famílias mudem de atitude e passem a dar atenção para higiene bucal que também é muito importante”, afirmou.

Wiliane Luna de Oliveira, 9 anos, foi uma das meninas que  passaram pela triagem com o dentista pela primeira vez. Ela garantiu que nunca teve a oportunidade de ir a um consultório odontológico, mas sempre busca escovar os dentes três vezes ao dia. “Eu tenho carie e um dente quebrado. Não sei como aconteceu, mas sinto dores, à vezes. A dentista disse que preciso sempre escovar os dentes antes de dormir e depois de comer doces. Vou procurar fazer isso porque quero ter um sorriso igual de gente famosa”, afirmou.

Sua irmã, Weslainny Luna de Oliveira, 11 anos, também tem sérios problemas dentários. Ela precisa fazer um tratamento de canal e afirmou que já chorou várias vezes por conta das dores. “Eu não sabia qual o problema eu tinha. Só sei que doi bastante. Nunca fui ao dentista e espero ser selecionada para fazer este tratamento até meus 18 anos. Seria maravilhoso, porque sei que meus pais não tem condições, por enquanto, de me levar ao dentista”, afirmou.

Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, são projetos como o Dentista do Bem que auxiliam o trabalho já executado pela assistência social para retirar as crianças de situação de vulnerabilidade e melhorar a qualidade de vida delas.

“O programa não se limita ao atendimento odontológico, mas ajuda a resgatar a autoestima dessas crianças, que muitas vezes, têm vergonha de sorrir devido a problemas na saúde bucal. Ficamos muito felizes de saber que algumas das nossas simininas poderão receber este tratamento de excelente qualidade", finalizou.

Além de Cuiabá, a ação do programa Dentista do Bem acontece simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil e outros 10 países da América Latina e Portugal em comemoração ao Dia Mundial do Sorriso, celebrado hoje.