Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Dia Mundial do Sorriso

27 de Abril de 2016 15h31

Simininas participam de projeto que oferece atendimento odontológico gratuito

27/04/2016

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

As meninas do programa Siminina, em Cuiabá, participam na quinta-feira (28) da quarta edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo, realizada na capital pelo programa Dentista do Bem, da Oscip Turma do Bem, que irá selecionar centenas de crianças e adolescentes para receber tratamento odontológico gratuito.

A ação acontecerá simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil e outros 10 países da América Latina e Portugal em comemoração ao Dia Mundial do Sorriso, celebrado amanhã.

O objetivo é identificar adolescentes de baixa renda de 11 a 17 anos que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. Para realizar o processo de triagem o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. Para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

Todos os dentistas envolvidos no projeto são voluntários e atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos.  O tratamento é curativo, preventivo, educativo e totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

“Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma o coordenador regional voluntário da Turma do Bem, Dr Fernando Martins.

Sugestão de Pauta

Assunto: Simininas participam de projeto que oferece atendimento odontológico gratuito

Data: Quinta-feira (28)

Hora: A partir das 8h

Local:  Auditório da Secretaria de Assistência Social –  Avenida das Torres, nº 743 - Bairro Renascer

 

(Com informações da Assessoria da Turma do Bem)