Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / parceria de solidariedade

27 de Maio de 2017 10h02

Simininas encantam passarela em evento que visa arrecadar 5 mil agasalhos

27/05/2017

OZIANE RODRIGUES e ADILSON MORAES

Marcos Vergueiro

Participantes do programa Siminina esbanjaram talento e cativaram o público ao desfilarem na abertura do ‘Moda Kids Outono Inverno’, na noite desta sexta-feira (26) no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento, que segue neste sábado e domingo, conta com a o apoio da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Kuhn Pinheiro. O objeitvo é arrecadar cinco mil agasalhos que serão doados às meninas assistidas nas 17 unidades do programa, em diversos bairros carentes da Capital.

Para a adolescente de 14 anos, Emilly Cristina das Neves, a noite foi de magia e realização de um sonho. “Foi a maior emoção da minha vida. Meu sonho é ser modelo e poder desfilar nessa passarela foi como dar início a minha jornada. Quero continuar e agradeço muito ao Siminina que está proporcionando esse grande momento em minha vida”, contou emocionada.

Isis das Neves, 8 anos, relata que quer seguir os passos e o sonho da irmã. “Eu e a Emilly queremos ser modelo para mudarmos a vida da nossa família e foi muito legal a gente desfilar juntas. Estou muito feliz com o nosso projeto. É muito legal ser modelo”, enfatizou com brilho nos olhos.

Segundo o produtor de moda, Edson Guilherme, é uma grande satisfação conseguir mostrar a essas  meninas que tudo é possível e que os sonhos se tornam reais com esforço e dedicação de cada uma. “Ver este brilho nos olhos dessas crianças é a mais grata satisfação para a minha vida. É saber que meu esforço e dedicação valeram à pena. Entreguei-me de uma forma plena e fico emocionado com a demonstração de carinho que recebi dessas meninas tão encantadoras e que superaram as expectativas hoje. Além disso, esse desfile é mais que um gesto de amor ao meu trabalho. Para estas crianças, destinaremos os agasalhos arrecadados nos três dias de evento para outras crianças carentes de Cuiabá. Tudo isso contou com o apoio e carinho da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro, que está empenhada em trazer melhorias para o Siminina e eu a agradeço imensamente”, frisou.

Para a coordenadora do Programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro, o efeito desse evento na vida das Simininas é motivador. “Realizamos muitos trabalhos com elas e juntos as auxiliamos em grandes desafios. Hoje é como se fosse a coroação para cada uma delas, o prêmio por estarem superando os obstáculos de suas vidas. Sinto-me como mãe de cada uma delas e nesse desfile recebi diversos afagos de minhas filhas que se fortalecem para buscar novos sonhos”, frisou.

NOVIDADE NO PROJETO

No evento, representando a primeira-dama, que esteve ausente em decorrência de uma viagem, a secretária-adjunta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Marlene Anchieta Vieira, lançou oficialmente os programas “Siminina Jovem” e o “Siminino”. Dessa forma, o programa que tem o objetivo de prevenir situações de risco e violação de direitos e que atende cerca de 900 meninas com idades entre 06 e 14 anos, em 17 unidades, sendo 16 em Cuiabá e uma no Distrito da Guia, passará a atender também meninas e meninos com idade até 24 anos.

Com a novidade, além das diversas atividades desenvolvidas no contraturno escolar, como, por exemplo, o reforço escolar, aulas de dança, teatro, palestras educativas com temas como saúde bucal, gravidez na adolescência, planejamento familiar, cidadania, entre outros assuntos com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que possui assistente social, psicólogo e pedagogo, os assistidos também serão preparados para o mercado de trabalho.

“Buscamos a parceria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que nos auxiliará na capacitação profissional destes jovens para já encaminhá-los ao mercado de trabalho. Essa nova fase do projeto também conta com a participação de outros parceiros e faz parte do compromisso da gestão em manter, fortalecer  e ampliar os bons projetos existentes e o Siminina irá nessa nova roupagem atender em 06 unidades do programa com a missão de auxiliarmos também na conquista do primeiro emprego”, explicou a adjunta.

Aquece Cuiabá

O moda Kids também cedeu espaço a campanha Aquece Cuiabá, que tem como slogan Doe amor. Doe Cobertor. No ato, representantes do Núcleo da primeira-dama apresentaram a campanha e reforçaram aos presentes a importância de acessar o site www.aquececuiaba.com.br e aquecer quem tanto precisa, com um gesto de amor e solidariedade doando cobertores e contribuindo para que a meta de 20 mil cobertores seja ultrapassada.