Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Festejando

06 de Outubro de 2016 16h00

Simininas comemoram Dia das Crianças antecipado no Sesi Park

06/10/2016

SECRETARIA DE GOVERNO E COMUNICAÇÃO

Josi Pettengill

Aproximadamente 1,2 mil meninas atendidas nas 17 unidades do programa “Siminina”, em Cuiabá, participaram durante esta quinta-feira (06) de um dia de lazer em comemoração antecipada do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.

Idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes, a comemoração aconteceu no parque aquático Sesi Park, local onde muitas delas tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez.  Nem o tempo nublado logo cedo impediu que as meninas se divertissem com a extensa programação preparada especialmente para elas.

Segundo a primeira-dama Virgínia Mendes, a comemoração é realizada pensando em trazer um pouco mais de alegria para estas crianças que vivem em  situação de vulnerabilidade social.

"Estamos quase completando quatro anos à frente do programa e é sempre muito gratificante quando conseguimos proporcionar atividades de lazer e de socialização para estas meninas, pois para muitas destas crianças tomar banho de piscina é uma coisa muito longe da realidade de vida que elas têm. Poder realizar um pouquinho disso e ajudar a mudar a vida destas crianças é o que me dá mais satisfação enquanto primeira-dama. Quero deixar no coração delas a recordação destes momentos maravilhosos", disse Virginia.

Além das piscinas, estiveram à disposição das meninas os playgrounds aquáticos, rio lento, tobogã multipista e escorregadores do parque, bem como muitas brincadeiras, músicas, almoço, lanche, picolés e frutas. E elas, claro, não perderam tempo e caíram na folia.

Tailane de Souza, 10 anos, moradora do bairro Jardim Fortaleza, afirmou que  não via a hora de começar o passeio.  “A ultima vez que estive aqui foi no ano passado, com o Siminina. Estou muito feliz por ter essa oportunidade novamente”, contou.

A comemoração já faz parte do calendário de atividades da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e atende a todas as unidades do programa, conforme o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.

Atualmente o Siminina é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de Mato Grosso. 

“Mais uma vez pudemos oferecer a elas um dia diferente do cotidiano que elas têm na unidade. É uma oportunidade de se divertir, de confraternizar com as meninas das outras unidades que elas não encontram na sua rotina. Tenho certeza que elas levarão boas recordações. Estamos felizes porque, mais uma vez, nossa primeira dama Virginia conseguiu oportunizar este dia diferente para estas meninas”, garantiu.

Segundo a coordenadora do programa, Rosamaria Carvalho, atividades como estas contribuem para o desenvolvimento cultural e educacional delas, além de  estimular a inocência e alegria da infância.

“Quando proporcionamos esses passeios, nós abrimos a visão de mundo delas,  de que as coisas boas e os prazeres são para todos. Eu acho isso importante e ficamos muito satisfeitos com as possibilidades que Virginia Mendes tem dado para essas meninas. Elas têm tido coisas que elas jamais sonharam, muito distantes da realidade delas graças ao trabalho da primeira-dama”, encerrou.