Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Distrito da Guia

28 de Junho de 2016 17h51

Servidores são capacitados para atuar em albergue de Cuiabá

28/06/2016

KARINE MIRANDA

A Prefeitura de Cuiabá capacitou nesta terça-feira (28) os servidores que irão atuar no Albergue Distrito da Guia, que será inaugurado no próximo dia 30. O objetivo é que eles estejam aptos a atuar no serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias que será ofertado na unidade de assistência social.

A capacitação aconteceu no auditório da Casa dos Conselhos e abordou temas como a Política Nacional de Assistência Social, a Norma Operacional Básica e o Sistema Único da Assistência Social. Além disso, tratou sobre funcionamento dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social, bem como o Serviço Especial de Abordagem Social, que atualmente é responsável por fazer a abordagem aos moradores de rua.

Conforme a coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Suely Mattos, a capacitação é fundamental para que os servidores possam identificar e atender de maneira correta os diversos públicos que hoje são atendidos pelas unidades de acolhimento, como os moradores de rua, pessoas em trânsito ou casos de reintegração familiar, por exemplo.

O albergue do Distrito da Guia terá capacidade para atender 50 pessoas e funcionará durante 24 horas. No local, o albergado poderá fazer sua higiene, refeição e repouso, bem como terá atendimento social e psicológico, caso necessário.

 “Nós passamos as formas de trabalho, o funcionamento dos albergues, horários de entrada e saída, além dos procedimentos administrativos do trabalho. Essa capacitação é muito importante, porque se a pessoa não tem conhecimento, ela não tem como trabalhar de forma correta”, afirmou.

Para o coordenador do Albergue Distrito da Guia, Alonso Moura, a capacitação é primordial para a melhoria do desempenho dos 19 profissionais que  farão atendimento social e psicológico dos albergados.  “Tenho certeza de que a capacitação não se encerra hoje, porque o aprendizado é sempre necessário. Aqui aprendemos a dar um maior suporte para que essas pessoas conquistem novamente sua dignidade”, destacou o coordenador.

O Albergue Distrito da Guia será inaugurado no dia 30, às 16h, após passar por uma completa reforma e ampliação.

A unidade de assistência social vai ampliar o atendimento feito pela Prefeitura de Cuiabá aos albergados. Hoje Cuiabá possui os albergues do Porto e Manoel Miraglia, que têm, cada um, capacidade para atender 50 pessoas. O Albergue Distrito da Guia está localizado na Rodovia Elder Cândia, km 07, Estrada da Guia.