Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cidadania

16 de Março de 2015 18h43

Secretário abre Encontro Regional do Congemas

16/03/2015

KARINE MIRANDA

Valdomiro Arruda

Arquivo

O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, realizou a abertura do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) no Sudeste, nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro.

José Rodrigues é o presidente do Congemas e preside o evento que visa propor melhorias na gestão de programas, ações e serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que, neste ano, completa uma década de existência.

A solenidade de abertura contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e reuniu aproximadamente 600 técnicos e gestores da área da Assistência Social da região Sudeste.

A ministra destacou os avanços da área assistencial no país nesta década bem como apontou os desafios que deverão ser enfrentados para a melhoria da Política Nacional de Assistência.

“Em 2014, o investimento do governo federal em programas sociais foi de quase R$ 71 bilhões. Conseguimos universalizar os Centro de Referência da Assistência Social (Cras) que hoje já são 8 mil no país. Isso é uma vitória da nossa trajetória recente. Começamos a construir o Cras em 2004. É importante a gente olhar para aonde chegamos e para o que já conquistamos. Não queremos retroceder. Queremos continuar avançando, porque  a população pobre precisa que o Suas não só se consolide, mas que avance”, afirmou Tereza Campello.

Para este ano, o maior desafio é a qualificação do atendimento à população, segundo a ministra.  “Precisamos capacitar cada vez mais os nossos profissionais. Também precisamos medir o quanto avançamos e o quanto ainda precisamos caminhar. Esse encontro é uma oportunidade de se fazer uma discussão profunda da assistência social”, disse Campello.

O secretário José Rodrigues explicou que um dos objetivos do encontro será realizar um balanço dos 10 anos da política pública de Assistência Social no cotidiano bem como debater sobre a relação do Sistema Único de Assistência Social com o Sistema de Justiça.

Além disso, deverá ser discutida a realização do trabalho social com as famílias e de que maneira será conduzida a gestão do sistema nos territórios através dos Cras.

Bolsa Família

Durante o encontro, foi anunciado que o Programa Bolsa Família não sofrerá com o ajuste fiscal proposto pela área econômica do governo federal para este ano.

Isto porque o Ministério Desenvolvimento Social tem buscado reduzir os gastos com diárias, passagens e publicações, segundo a ministra Campello.

Para este ano, o custo do Bolsa Família será inferior a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e o orçamento previsto é de R$ 27 bilhões para atender aproximadamente 14 milhões de famílias.

O Encontro Regional do Congemas é promovido pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) do Rio de Janeiro e  acontece no Teatro Popular do Caminho Niemeyer em Niterói, no Rio de Janeiro, e termina na terça-feira (17).