Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Família Cuiabana

30 de Junho de 2015 17h50

Secretaria vai realizar 7 mil visitas para recadastramento do Bolsa Família

30/06/2015

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

Aproximadamente  7 mil famílias vão receber as visitas domiciliares dos servidores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para realizar a atualização cadastral do programa Bolsa Família. A medida faz parte do projeto "Família Cuiabana", lançado pelo secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, nesta terça-feira (30).

O projeto prevê visitas às residências dos beneficiários que ainda não fizeram ou perderam o prazo de atualização cadastral, além dos que apresentarem dados inconsistentes perante o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Pelo menos 2 mil famílias estão na mira do ministério.

“O ministério encaminhou para nós uma lista de 2 mil famílias para que essa visita in loco seja feita. Então, por meio do projeto, estamos realizando as visitas para conferir se as informações que as pessoas forneceram no cadastro auto declaratório procedem”, afirma o secretário.

Além disso, o projeto "Família Cuiabana" realizará a orientação sobre os diversos programas vinculados ao Cadastro Único, entre eles o Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carta Social e o próprio Bolsa Família.

“Vamos promover o acesso daqueles que não podem chegar aos 14 Centros de Referência vinculados à secretaria e à sede do programa Bolsa Família para realizar o recadastramento, e também vamos à zona rural e aos distritos para cadastrar as famílias no CadÚnico, para que elas possam receber os benefícios que o CadÚnico proporciona”, diz.

As visitas já começaram e  o projeto Família Cuiabana acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social  e o Instituto Atitude, responsável por oferecer profissionais para atuarem nas abordagens. 

Os profissionais estão identificados com camisetas e crachás e estão autorizados a solicitar dos beneficiários do Bolsa Família todos os documentos necessários que comprovem o perfil das famílias para permanecer no programa, de acordo com Edmilson Soares, presidente do Instituto Atitude.

“As visitas começaram no início do mês e já visitamos 508 famílias e estamos sendo bem recebidos. A nossa tendência é de visitar mil famílias por mês. Por enquanto, as famílias do Pedra 90 já estão recebendo as visitas que ocorrerão até janeiro de 2016, em toda Cuiabá”, aponta.

Para a coordenadora do Bolsa Família, Regiane Assis, as visitas são necessárias para evitar que um grande número de beneficiários do programa acabem com o benefício bloqueado por falta de recadastramento. Atualmente, Cuiabá possui 22 mil beneficiários do Bolsa Família e o recadastramento é realizado de dois em dois anos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de acordo com a data em que o beneficiado passou a participar do programa.

“Na nossa listagem são 8,8 mil pessoas que estão sem realizar a atualização cadastral ou com dados inconsistentes do Ministério do Desenvolvimento Social. O ministério faz um alerta, no canhoto do pagamento do benefício, para que a pessoa procure o Centro de Referência para atualizar os dados e, se eles não fazem esse recadastramento, eles têm o benefício bloqueado. Acreditamos que antes mesmos de fazermos essas visitas, os próprios beneficiários buscarão o CRAS para atualizar os dados. Por isso, estimamos 7 mil visitas”, explica.

Também pode ocasionar o bloqueio do benefício o caso de famílias que recebem os valores mesmo sem ter o perfil para fazerem parte do programa.

Neste sentido, o projeto "Família Cuiabana", vai atuar para garantir a inclusão de novas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, conforme lembra o secretário José Rodrigues.

“Se encontrarmos famílias que a renda não for a declarada, nós iremos bloquear o benefício do Bolsa Família, ou seja, vai deixar de receber o benefício aquele que não ter perfil para participar do programa e vamos tomar as medidas legais nesses casos em que realizaram o recadastramento com informações erradas, porque isso é crime federal”, finaliza o secretário.

Participaram do lançamento do projeto Família Cuiabana o secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, a diretora de Gestão Cristiane Almeida, o sub-prefeito da regional Sul, Gasolina, o sub-prefeito da regional Oeste, Abimael  Melo,  além dos coordenadores do CRAS dos bairros do Tijucal, Nova Esperança, Getúlio Vargas,  Praeiro,  União, Pedregal,  Planalto,  Pedra 90,  Jardim Araçá e Jardim Imperial.