Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Combate à dengue

04 de Fevereiro de 2016 17h12

Secretaria recebe doação de sementes de crotalária para combater a dengue

04/02/2016

KARINE MIRANDA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano em Cuiabá recebeu a doação de sementes de crotalária, planta que será a nova arma usada pelo município no combate à dengue. As sementes foram doadas pelo empresário Natãnael Sguarezi e agora serão plantadas nas unidades de assistência social da capital.

Um plantio simbólico foi realizado na sede da secretaria nesta quinta-feira (4) pelo secretário de secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior. Ele destacou a importância de se utilizar a planta no combate ao mosquito Aedes aegypti. Isto porque a planta, na fase adulta, pode chegar até três metros de altura e é capaz de atrair predadores do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Desde o ano passado temos visto série de situações e recentemente tivemos uma posição da Organização Mundial de Saúde fazendo um alerta com relação à transmissão de doenças pelo Aedes Aegypti. Não é uma situação restrita ao país e nós temos que fazer a nossa parte. A secretaria de Saúde, em parceria com várias secretarias, tem feito o combate e nós vamos colaborar como podemos”, afirma.

Para isso, os servidores das unidades de assistência receberam as sementes e orientações com o passo-a-passo de como cultivá-las. Em aproximadamente 90 dias as sementes florescem e atraem libélulas, inseto que coloca seus ovos em água parada e limpa e, ao virarem larvas, alimenta-se de outras larvas, como a do Aedes aegypti, e o próprio mosquito.

“Verificamos uma experiência exitosa em Sorriso, que distribuiu as sementes para todos os moradores do município e o resultado foi muito positivo, com a redução de milhares de casos de dengue. Então, resolvemos a adotar a mesma iniciativa de forma a colaborar com as ações já desenvolvidas pela prefeitura e pela própria população, de não deixar água parada, lixo acumulado e evitar locais propícios para que o mosquito possa se reproduzir”, assegura.

As sementes que não foram entregues às unidades de assistência hoje serão cultivadas no Horto Florestal para que, assim que virarem mudas, sejam destinadas a todas as unidades dos órgãos municipais, para cultivo.

Além do plantio da crotalária, a Prefeitura de Cuiabá já está atuando de forma maciça para combater a dengue. As equipes da Vigilância em Zoonoses têm entrado em casas abandonadas para combater os criadouros do Aedes aegypti, realizado os mutirões de limpeza e intensificado as ações de orientação.

“Existe uma série de iniciativas sendo adotada e o que nós desejamos é que nossos servidores possam cooperar a fim de que tenhamos um maior número de pessoas juntas nesse enfrentamento”, finaliza.