Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Melhor idade

29 de Junho de 2015 15h06

Projeto oferece \"Vida é Movimento\" para pessoas da melhor idade

29/06/2015

KARINE MIRANDA

Valdomiro Arruda

Arquivo

Garantir saúde, capacidade funcional e um envelhecimento ativo dos idosos. Estes são os objetivos do projeto "Vida e movimento na melhor idade", lançado pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, nesta segunda-feira (29).

O projeto será realizado nos quatro Centros de Convivência dos Idosos da capital e vai oferecer atividades como artesanato em biscuit e origami, pintura em tecido, canto em coral e o festival “A Dança dos Idosos”.

A expectativa é de atender 1,2 mil pessoas, muitas das quais se encontram em situação de isolamento, negligência e vivência de violência, segundo secretário José Rodrigues.

 “Nós estamos desenvolvendo essa atividade, por idealização da primeira-dama Virgina Mendes, e nos organizamos financeiramente para desenvolver esse projeto. Nos próximos seis meses, teremos as atividades para os nossos idosos e vamos fazer com que eles estejam se movimentando, cuidando da saúde, além de promover o convívio com a comunidade”, afirma o secretário.

Para garantir a consolidação do "Vida e movimento na melhor idade", a Secretaria de Assistência Social realizou uma parceria com Instituto Programa de Ação Social da Pessoa Idosa de Mato Grosso (Proaspi), que vai desenvolver as atividades em diversas áreas de atuação, como cidadania, saúde, lazer e cultura com os idosos.

Segundo o gerente do Proaspi, Ricardo Moreira, já são várias atividades desenvolvidas pelo instituto que oportunizam aos idosos a demonstração das habilidades e capacidades artístico-musicais, como o caso do Coral da Melhor Idade Mestre Albertino.

A parceria é essencial, já que garante que os idosos se tornem mais ativos, com pequenas e simples atividades, e não caiam no envelhecimento solitário. “A prefeitura não tem medido esforços para trabalhar a causa da pessoa idosa, focando em oferecer mais qualidade de vida para as pessoas que tanto já fizeram e ainda têm muito por fazer. E é neste sentido que vamos atuar, oferecendo os cursos e mantendo os idosos ativos e até mais felizes”, assegura Ricardo Moreira.

Para o coordenador do CCI “João Guerreiro”, Jader Correa, trabalhar um projeto voltado para os idosos dentro de um Centro de Convivência é garantir uma maior permanência deles em espaços que, futuramente, serão usadas por todos. Atualmente, os CCI realizam atividades de terapia, hidroterapia e ginastica localizada, por exemplo.

“O Centro de Convivência foi feito para trazer o idoso e desenvolver ao máximo sua capacidade de convivência e essas atividades trazem muitos benefícios para o corpo e mente. Vamos fazer de tudo para que essas politicas cheguem, realmente, na ponta”, assegura.

Todas as ações oferecidas no projeto são realizadas com base nas diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e no Estatuto da Pessoa Idosa. As atividades serão concluídas em dezembro, ocasião em que haverá um evento para exposição de todo o trabalho desenvolvido.

Dança dos Idosos - Em dezembro também será realizada a “Dança dos idosos”, em que as pessoas da melhor idade poderão mostrar todo o seu molejo e todos os passos que aprenderam nos meses anteriores durante o projeto.

“No dia 14 de dezembro, os idosos poderão apresentar essas atividades. Ouviremos o coral e teremos o festival de dança, oportunidade de fazer uma concorrência saudável entre eles, com premiações. Queremos estimulá-los a aproveitar tudo isso que estamos oferecendo; na oportunidade, eles apresentarão à sociedade esse trabalho; esperamos que todos aproveitem”, finaliza o secretário José Rodrigues.