Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cuiabá 296 anos

13 de Abril de 2015 10h18

Projeto inova ao unir música clássica e caratê em Cuiabá

13/04/2015

CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O projeto “Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania”, apoiado pela Prefeitura de Cuiabá, fez neste domingo (12), no Teatro da UFMT, a primeira apresentação do espetáculo “Arte, música e caratê”, que uniu a música clássica da Orquestra do Instituto Ciranda com a arte do caratê. A apresentação faz parte das comemorações do Aniversário de Cuiabá.

“São artes que prezam pelo sentimento, daí a ideia de unir as duas. Além disso, os dois projetos promovem a socialização de jovens e crianças carentes”, contou o presidente da Associação Centro América de Karatê Shotokan, José Humberto de Souza.

As crianças foram as que mais aproveitaram, interagindo com as apresentações dos caratecas. Foi mágico, principalmente para os pequenos, que se divertiram muito”, disse Luiza Souza, que levou os dois filhos para assistir ao espetáculo.

O “Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania” foi criado em 1979 para promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.  Através dos treinamentos o aluno desenvolve habilidades e aprende regras de conduta que servirão para moldar o caráter.

O projeto é mantido com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Além de receber aulas grátis duas a cinco vezes por semana, os alunos contam com atendimento gratuito de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

 

O projeto “Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania” também conta com a parceria do Projeto Criança Esperança, Voluntariado do Banco do Brasil, Agro Amazônia e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O projeto atende mais de 1.400 crianças e adolescentes em Cuiabá, com idades entre 5 e 14 anos.