Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cuiabá 296 anos

09 de Abril de 2015 18h29

Projeto “Cuiabano Cultural” atrai moradores do bairro Pedregal

09/04/2015

KARINE MIRANDA

Marcos Vergueiro

Arquivo

Os moradores do bairro Pedregal participaram, na tarde desta quinta-feira (09), do projeto “Cuiabano Cultural”, promovido pela Prefeitura de Cuiabá em comemoração aos 296 anos da Capital.

O evento realizado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMADSH) busca resgatar a história de Cuiabá, especialmente para as crianças que aos poucos vem perdendo sua identidade regional, conforme a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Marielly Teles.

“O evento tem o objetivo de fazer com que as crianças saibam de onde vieram, da cultura cuiabana. E foi muito propício a realização desse projeto no CRAS, pois a Secretaria de Assistência Social atende desde as crianças que estão em vulnerabilidade até idosos e aqueles que têm melhores condições de vida e que queiram participação das ações que ocorrem aqui na comunidade”, disse.

Com o projeto, os moradores puderam participar de atividades lúdicas, rodas de conversa além de assistirem as apresentações musicais. Aproximadamente 20 crianças atendidas pela unidade de assistência cantaram a música “É bem Mato Grosso” em homenagem ao aniversário da capital

Segundo a monitora Sandra Hortense, a música foi escolhida por retratar a realidade e os costumes dos cuiabanos e por ser popular entre as crianças, o que faz com que elas mantenham sempre o afeto pela cidade onde nasceram.

“Nós ensaiamos e cantamos essa música, porque fala de Cuiabá e dos costumes. Aproveitamos para pintá-los de índios, pois tem tudo a ver. As pessoas de fora acham que aqui têm muito índio. Por isso, resolvemos fazer um pouco de graça, pois pintura sempre deixa as crianças mais felizes. Então, ações como essas são importantes, porque é preciso que eles sempre saibam de onde vieram”, afirma.

Após a apresentação das crianças, o grupo Sintonia Show animou a festa com muito rasqueado e lambadão, musicas tradicionalmente cuiabanas. O evento terminou com uma confraternização com direito a comidas típicas.

Além do Centro de Referência  do bairro Pedregal,  a Secretaria de Assistência Social promoveu o projeto “Rasqueia Cuiabá” no Dom Aquino e a roda interativa no Praeiro nesta quinta-feira.

A previsão é que os eventos em homenagem ao aniversário de Cuiabá aconteçam em todas as unidades de assistência social ao longo deste mês, de acordo com a coordenadora dos CRAS regionais, Sonia Zanella.

“Nas unidades de assistência têm as datas comemorativas e, neste mês, estamos comemorando o aniversário de Cuiabá em todas as unidades. Por isso, as programações buscam transmitir às  crianças e toda a comunidade sobre a importância da cultura cuiabana”, conclui.