Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VALORIZAÇÃO

15 de Maio de 2017 18h43

Primeira-dama homenageia servidores pelo Dia do Assistente Social

15/05/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

A primeira-dama Márcia Pinheiro homenageou os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano pelo Dia do Assistente Social, celebrado nesta segunda-feira (15). A tarde foi marcada pela celebração dos 51 profissionais por sua dedicação e cuidado com aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, além da reflexão pela luta da classe em prol de políticas públicas eficientes em benefício da população.

“Estes assistentes sociais merecem ser celebrados diariamente, pois lutam constantemente pela vida de pessoas em contextos tão delicados. Todos os dias recebo pedidos das mais diversas naturezas, que possuem um aspecto em comum: todos são casos de extrema vulnerabilidade, que necessitam da proteção e do zelo pelo bem-estar do poder público. Por isso é fundamental que nos comprometamos a olhar com carinho para essas vidas, que contam com a nossa sensibilidade e disposição para lutar por elas. O meu compromisso e do prefeito Emanuel Pinheiro é unir forças, para que possamos proporcionar uma qualidade de vida melhor para esta parcela da população que tanto carece de suporte. Sozinhos não faremos nada, mas todos juntos faremos a diferença. Compreendemos também que existem certas limitações e para isso nos colocamos à disposição, para sentarmos e ouvirmos as necessidades, dificuldades e sugestões que possam contribuir para a melhor qualidade profissional de cada um de vocês, que já se doa com tanto afinco ao município”, afirmou Márcia.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Wilton Coelho Pereira, os assistentes sociais são os servidores importantes desta pasta, além de serem justamente aqueles incumbidos com as maiores responsabilidades. Segundo o gestor, a Secretaria possui um papel fundamental na sociedade, uma vez que é destinada pontualmente àquelas pessoas que se encontram em contextos frágeis e que não possuem a quem recorrer.

“Todos aqueles que buscam nossos serviços realmente precisam deles e contam com nosso cuidado e dedicação para ajuda-los a superar esta etapa específica de suas vidas. A reponsabilidade é muito grande, pois temos casos que alcançam a miséria. E nós, como servidores que se comprometeram com esta missão, precisamos acompanhar, orientar e atuar de forma clínica, buscando as melhores escolhas e opções para que este cidadão seja tratado da forma correta e receba o suporte que o município deve garantir como um órgão que trabalha em prol de seu povo. E nós gestores, precisamos também prezar pela saúde emocional dos nossos companheiros de trabalho. Vamos atuar neste sentido, oferecendo também o suporte e apoio fundamental a todos eles”, disse.  

A trajetória do assistente social, profissão presente no país há mais de 80 anos, é também marcada por muitas batalhas e conquistas, conforme salientou Andréia Maria da Cruz, presidente do Conselho Regional do Serviço Social. Para ela, um longo caminho já foi percorrido e é essencial que as lutas e defesas democráticas permaneçam, mantendo sempre o compromisso com a população e com os direitos sociais.

“O conselho trabalha incansavelmente em prol de um projeto ético político, em prol de melhorias para as políticas públicas e para os serviços que são ofertados pelos assistentes sociais que estão nos diferentes espaços sócio ocupacionais. E com muita alegria celebramos essa data, dialogando com estes profissionais da política de assistência social sobre o quanto progredimos ao longo dos tempos. Ainda temos algumas vitórias a serem conquistadas, mas esta data marca nossa jornada, as conquistas adquiridas e fortalece o compromisso de dialogarmos sempre, a fim de encontrarmos o melhor caminho para que a gestão municipal possa cumprir efetivamente aquilo que está previsto na legislação”, revelou.

Para a secretária-adjunta de Assistência Social e profissional da área, Marlene Anchieta Vieira, a valorização deste servidor é crucial, uma vez que todos os presentes são altamente qualificados para desempenhar suas funções. “Alguns julgam a profissão de assistente social como desnecessária, erroneamente desmerecendo nosso trabalho, mas passamos por um extenso processo para estarmos aqui. Nós incorporamos a defesa desse cidadão que sofre com seu atual contexto e nos dedicamos para que as políticas públicas sejam concretizadas. Nosso público são aquelas pessoas que se dirigem até nós em situações extremas e nós, com toda a sensibilidade, nos dedicamos a dor do outro, pensando em seu bem-estar e de que forma nós podemos alcança-lo. Este é o nosso dever”, concluiu.