Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Pura alegria

16 de Dezembro de 2014 09h31

Presença do Papai Noel emociona crianças e adultos no bairro 1º de Março

16/12/2014

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

Arquivo

A quarta etapa da passagem do Caminhão do Papai Noel da Prefeitura de Cuiabá pelos bairros da periferia da capital, no final da tarde desta segunda-feira (25), foi marcada por cenas de muita alegria e emoção. Centenas de bebês nos braços das mães, pais e avós, crianças, pré-adolescentes e até adultos do bairro 1º de Março entraram no clima de encantamento do espírito natalino com a presença do ‘Bom Velhinho’.

Mais de 500 crianças tiraram fotografias, ganharam uma lembrança ou tiveram contato com o Papai Noel. Segundo o secretário José Rodrigues Rocha Junior, de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, este foi até agora o maior público participando do projeto Natal Luz 2014, coordenado pela primeira-dama Virginia Mendes. O projeto teve seu início na sexta-feira (12), no bairro Novo Paraíso e prossegue até domingo (21), passando por mais quatro bairros e dois distritos.

“Percebemos que a cada dia cresce o número de crianças que vem até o caminhão se encontrar com o Papai Noel”, disse o secretário, para quem a participação da população tem sido muito boa. Ele explicou que o principal critério para a escolha dos 10 bairros por onde o Caminhão do Papai Noel está passando foi o número de pessoas carentes inscritas nos programas sociais da Prefeitura.

“É uma alegria muito grande  trazer o Papai Noel às comunidades carentes e dividir com as crianças a magia do Natal”, afirmou José Rodrigues Rocha Jr, sem esconder sua satisfação ao ver a grande quantidade de crianças.

Esta emoção foi também compartilhada pela presidente do bairro 1º de Março, Regina Lúcia dos Santos, que mesmo com uma das pernas semi imobilizada em razão de acidente de trânsito, levou seus dois filhos, Henrique de 12 anos e Miguel de 04, para tirarem fotos juntos com o Papai Noel. “’E grandioso ver a alegria das crianças. A alegria deles é a nossa alegria”, disse Regina Lúcia.

Uma alegria incontida estava também estampada no rosto e nos gestos de Maria. Cronologicamente ela não é uma criança. Portadora da Síndrome de Down,  tem 40 anos e pediu à cunhada Maria Leidian para ser levada até o pátio da igreja do bairro onde estava o Papai Noel. Antes de tirar a tradicional fotografia, Maria atirou-se nos braços do ‘Bom Velhinho’. “A Maria se emociona com muita facilidade e pediu-me para trazê-la até aqui”, disse a cunhada.

Já o pintor Rogério Aguiar deixou o trabalho um pouco mais cedo para levar a neta Gabriela, de um ano e meio e a filha Maria Luiza, de 9. “Ela me pediu e não podia deixar de atender e dar um pouco de alegria”, explicou Rogério.

Ana Dias de Almeida, de 75 anos, deixou o Jardim Brasil, que fica próximo ao 1º de Março, para levar a neta Tâmara, de 6 anos, e o neto Guilherme, de 10, para verem o Papai Noel. “É bonito ver a alegria deles”, afirmou dona Ana. Um pouco antes de subir no caminhão, Guilherme disse que iria pedir um presente ao Papai Noel. “Espero que no Natal chegue”, falou ele com voz esperançosa.

Mas não foram apenas pais e avós que levaram filhos e netos para participarem da festa.  A pedido da mãe, Valber Rylher, de 11 anos, levou os irmãos Lucas, de 6, Luan, de 3, e o sobrinho Yuri, de um ano e meio para ver o Papai Noel e tirar fotografias com ele. “Foi legal. É a primeira vez que vejo um Papai Noel tão de perto”, disse Valber.

As fotos tiradas no Caminhão do Papai Noel serão disponibilizadas no site e no Flickr da Prefeitura de Cuiabá.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

12/12 - Novo Paraíso (Em frente a Escola Pedrosa) - 17h

13/12 - Pascoal Ramos (Av. Principal, em frente ao Mercado Pereira) - 17h

14/12- Renascer (Centro Comunitário) - 9h

15/12 - 1º de Março (Em frente a Igreja Católica) - 17h

16/12 - Parque Georgia (Av. Principal) - 17h

17/12 - Altos da Boa Vista (Centro Comunitário) - 17h

18/12 - Jardim Colorado (Pátio da Igreja Católica) - 17h

19/12 - Nova Canaã (Av. Principal) - 17h

20/12 - Aguaçu (Praça) - 17h

21/12 - Guia (Praça) - 9h