Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Curumim

02 de Fevereiro de 2016 16h45

Prefeitura organiza operação para proteger crianças durante o carnaval

02/02/2016

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá já está organizando a Operação Curumim, com o objetivo de atender crianças e adolescentes que tiverem seus direitos violados durante o Carnaval, que acontece de 05 a 09 de fevereiro, na Praça da Mandioca.

A operação será realizada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em conjunto com o Juizado da Infância e Juventude de Cuiabá, o Conselho Tutelar e o Conselho da Criança e Adolescentes de Cuiabá.

De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, o objetivo principal é prevenir e proteger crianças e adolescentes em situação de negligência, abandono, maus-tratos, exploração sexual, pedofilia e trabalho infantil.

Além disso, evitar a prática de atos infracionais, e/ou envolvidos com o uso de álcool e outras drogas, ações recorrentes no período do carnaval.  “Infelizmente, esses eventos acabam expondo as crianças a situações de vulnerabilidade, principalmente, no entorno dos locais de festa. Por isso, teremos equipes de plantão para atuar”, afirma.

As equipes serão compostas por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência  de Assistência Social (CRAS).

Elas atuarão de forma revezada, para garantir que a operação funcione durante 24 horas. O trabalho ocorrerá após denúncias e também por meio de abordagens nas ruas.

As crianças que forem abordadas durante o plantão serão encaminhadas para a unidade do centro de referência Norte, onde terão uma ficha de acolhimento preenchida, com sua identificação, dos pais ou responsáveis, sobre composição familiar e condições de saúde.

Todos os atendidos receberão acolhimento, atendimento e alimentação até a efetivação dos devidos encaminhamentos, como a reintegração familiar ou abrigamento.

“Vamos trabalhar para evitar situações de violação de direitos de crianças e adolescentes, pois a proteção integral de crianças e adolescentes é a nossa prioridade”, finaliza o secretário.