Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Melhor idade

05 de Outubro de 2016 15h29

Prefeitura oferece cultura, esporte e lazer para idosos em Cuiabá

05/10/2016

SECRETARIA DE GOVERNO E COMUNICAÇÃO

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Municipaldos Direitos da Pessoa Idosa iniciaram nesta quarta-feira (05), a “X Semana do Idoso”, que vai ofertar atividades culturais, esportivas e várias opções de lazer à todos os idosos atendidos nas unidades de assistência social do município. O objetivo é garantir uma convivência sadia e ativa dos idosos em sociedade.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano em exercício, Cesar Vidotto, o evento quer conscientizar a sociedade de que é necessário somar esforços para garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso, instituído em 2003.  

“Queremos colocar o idoso em contato com as diferentes questões que possam garantir o envelhecimento saudável e promover sua melhor qualidade de vida. Apesar do nome, o evento tem uma extensa programação que segue até o final do mês de outubro. Teremos lazer, mas também muita informação”, explicou.

As atividades e palestras acontecem nos quatro Centros de Convivência de Idosos de forma a complementar aquelas já realizadas nestas unidades, como hidroterapia, ginástica, alfabetização, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outras.

Conforme o presidente do Conselho do Idoso, Jerônimo Urei, a realização do evento é extremamente importante, pois os indicadores apontam que a expectativa de vida da população tem aumento muito. Por isso, a necessidade de cuidar da mente e corpo desses idosos. Atualmente, existem aproximadamente 60 mil pessoas com mais de 60 anos em Cuiabá, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Nós chegaremos até 2020 com aproximadamente com 70 mil idosos que representaram 14% da população cuiabana. Por isso, queremos escutar os idosos e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa”, afirmou.

Para Almi Damião dos Santos, de 66 anos, o evento é uma oportunidade de  fortalecer o relacionamento entre os idosos e garantir uma vivência sadia.  “Conheço todo mundo e sempre participo de todas as atividades. E isso é mais uma oportunidade que eu tenho de me exercitar e manter minhas amizades, pois são com esses eventos que conseguimos encontrar todos”, assegurou.

Fundo Municipal

Ainda durante a abertura da X Semana do Idoso foi assinado o decreto que estabelece a regulamentação do Fundo Municipal de Apoio a Politica do Idoso, bem como disciplina a forma com que os recursos arrecadados serão gastos.

O fundo será lançado oficialmente no próximo dia 20 e vai possibilitar a arrecadação de recursos através das doações deduzíveis do imposto de renda, tanto de pessoa física como de pessoa jurídica. Esses recursos devem ser aplicados nos projetos e programas voltados para os idosos.

O Conselho Regional de Contabilidade, Receita Federal, Banco Itau e a empresa de desenvolvimento de suporte de softwares Código 5, além da Prefeitura de Cuiabá, também são apoiadores do fundo.

 

Confira a programação completa:

 

 

ATIVIDADES

DATAS E HORA

LOCAL

 

Dia de Lazer no Sesc Balneário

29/09

07h

Sesc Balneário Dr. Meirelles

 

Lançamento da Cartilha Praticas do Bom Motorista para a Pessoa Idosa

04/10

8h

Empresa Pantanal Transporte no Bairro Jardim Vitória

 

 

Abertura da X Semana do Idoso 2016

Atividades nos CCIs

Matutino: Palestras

Vespertino: Almoço e baile

05/10

08h às 16h

CCI Padre Firmo.

 

 

Palestra na UNIC Barão

05/10

19h

UNIC Barão

 

 

 

 Atividades nos CCIs

Matutino: Palestras Vespertino: Almoço e baile.

06/10

08h às 16h

CCI Aídee Pereira

 

 

Atividades nos CCIs

Matutino: Palestras

Vespertino: Almoço e baile

13/10

08h às 16h

CCI João Guerreiro

 

 

Atividades nos CCIs

Matutino: Palestras

Vespertino: Almoço e baile

19/10/2015

 

08h às16h

 

 

CCI Maria Ignes

 

 

Lançamento Fundo Municipal de Apoio a Politica do Idoso - FUMAPI

 

20/10

 

19h

Auditório do Conselho Estadual de Contabilidade - CRC