Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cuiabá 296 anos

07 de Abril de 2015 10h20

Prefeitura inaugura Casa Lar para acolhimento de crianças

07/04/2015

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes e a primeira dama Virginia Mendes inauguraram, nesta segunda-feira (06), a Casa da Criança Cuiabana, que vai acolher crianças que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social. 

Coordenado por Virginia Mendes, o abrigo é o primeiro a ser implantado na Capital na modalidade ‘Casa Lar’ e foi desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para atender a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Cuiabá  e o Ministério Público do Estado (MPE), no ano passado.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, o projeto da Casa foi realizado de modo a oferecer um ambiente em que as crianças tivessem uma experiência mais próxima de uma família, com o tratamento mais individualizado.

“Até que um novo encaminhamento seja dado para essas crianças é nosso papel enquanto poder público atendê-las como se estivessem em um lar de verdade. Que bom seria se essa casa não recebesse nenhuma criança, mas não podemos fechar os olhos para essa triste realidade. Nós estamos fazendo com que o município cumpra seu papel”, afirmou o prefeito.

A Casa da Criança Cuiabana é a primeira das quatro casas previstas para serem construídas até o próximo ano - e vai abrigar até 10 crianças de 0 a 12 anos que, por determinação da Justiça, foram retiradas do convívio familiar devido a maus tratos, abandono, negligência, violência doméstica ou abuso sexual.

São 14 cômodos, entre berçário, quartos distintos de meninos e meninas, ampla área de lazer com parquinho, campinho de futebol, sala de TV e sala de brinquedos, além de cozinha industrial, área administrativa e espaço para atendimento psicossocial das crianças e das famílias.

Segundo o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, a entrega da Casa com toda essa estrutura só foi possível devido ao esforço da primeira dama, Virginia Mendes, que realizou, juntamente com a secretaria, diversas ações para arrecadar recursos a fim de dar andamento ao projeto.

“Sem o engajamento da primeira dama nada disso seria possível. Ela realizou diversas ações, como a venda de camisetas exclusivas da Casa, a venda de ingressos do camarote do show da Mega, no ano passado, do aniversário de Cuiabá, e várias outras atividades em prol de arrecadar recursos para a implantação da unidade. Grande parte daquilo que vocês viram dentro da Casa veio de recursos dos nossos parceiros, por meio destas ações. Nós temos ajuda de muita gente que colaborou para que pudéssemos estar hoje aqui”, disse José Rodrigues.

Virginia Mendes agradeceu a todos os parceiros envolvidos e reforçou que a Casa era um projeto que ela fez questão de coordenar junto com o secretário de Assistência Social.

“Como mãe eu desejo que essas crianças recebam muito carinho e tenham todos os cuidados de uma casa mesmo, com ambiente acolhedor. Recentemente eu e o Mauro adotamos uma menina, que também veio de um abrigo, e nossa família hoje está repleta de amor e o mesmo cuidado e carinho que demos a ela queremos que essas crianças recebam, seja num lar temporário ou num lar definitivo. Na Casa da Criança o amor e os cuidados serão iguais”, disse.

Atendimento

Atualmente, três crianças já estão sob a tutela da Justiça e são atendidas pela Casa, que oferece o acompanhamento de um educador residente (mãe-social) e uma equipe de 14 pessoas, entre auxiliar residente, educador social, psicólogo, assistente social, cozinheiros e auxiliar de serviços gerais.

Além do acompanhamento psicossocial, as crianças que moram na Casa podem receber visitas assistidas, conforme determinação judicial. Nesses casos são feitos relatórios, nos quais a Secretaria de Assistência avalia a necessidade ou não da reintegração das crianças às famílias.

As crianças permanecem na Casa da Criança Cuiabana até que a Justiça decida sobre a reinserção delas na família original, ou pela adoção. Caso elas completem idade superior a 12 anos são encaminhadas para o programa Nosso Lar, semelhante à Casa da Criança.

Para a juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo, a entrega da Casa da Criança é um avanço para o município, pois muda o paradigma de tratamento das crianças e prioriza o atendimento integral e individual até que essa criança possa ser reinserida ao ambiente familiar.

“O prefeito Mauro Mendes assumiu alguns compromissos, incluindo a inauguração dessa Casa Lar. Então, hoje, a sociedade recebe esse local na modalidade sonhada pelo prefeito, pela primeira dama, pelo Poder Judiciário e pelas crianças. A Casa está simplesmente maravilhosa. Por isso, eu gosto de frisar que o prefeito não é uma pessoa que coloca obstáculos. Podendo, ele se coloca prontamente a serviço das pessoas, sem nenhum tipo de vaidade e ele aceita ser parceiro, aceita sugestões e isso é muito importante, pois Cuiabá precisa de mais projetos como este da Casa da Criança”, afirmou a magistrada.

O promotor de Justiça José Antônio Borges, também da Vara Especializada de Infância e Juventude, destacou que há muito tempo ‘milita’ na causa da defesa dos direitos das crianças e a implantação da Casa da Criança é o primeiro passo para a construção de uma política de atendimento que saia daquele modelo de institucionalização.

“Agora os cuidadores poderão saber qual o brinquedo favorito de uma criança atendida na Casa Lar, o que ela gosta de comer, e isso facilita muito a reinserção posterior dela na família. Essa era uma missão que eu tinha enquanto promotor”, afirmou Borges.

Também estiveram presentes na inauguração da Casa da Criança a primeira-dama do Estado, Samira Martins, os secretários Kleber Lima (Comunicação e Governo), Alberto Machado (Cultura, Esporte e Turismo), Adilson dos Reis (Habitação e Regularização Fundiária), Marcelo Bussiki (Controladoria Geral), Gilberto Figueiredo (Educação) e José Roberto Stopa (Serviços Urbanos), além de deputados federais, estaduais e vereadores.