Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Ampliação da rede

30 de Junho de 2016 19h58

Prefeitura inaugura albergue referência no atendimento aos moradores de rua

30/06/2016

KARINE MIRANDA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá inaugurou nesta quinta-feira (30) o albergue Distrito da Guia, que foi completamente reformado e ampliado e passa a ser referência no abrigamento de moradores de rua, pessoas em trânsito ou casos de reintegração familiar. 

A inauguração foi realizada pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, que destacou a importância da unidade na oferta do atendimento a este público. Somente neste ano, 468 pessoas já foram atendidas pelos albergues do município.

Atualmente Cuiabá possui os albergues do Porto e Manoel Miraglia, que têm capacidade para atender a 100 pessoas no total, além da Pastoral do Migrante que atua em parceria com o município ofertando mais 100 vagas.

“São unidades que prestam o mesmo serviço. E nesta unidade fizemos diversas melhorias estruturais e de atendimento. Qualificamos os profissionais e estamos prontos para fazer com que essa unidade atenda 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano. Ela será referência à rede de alta complexidade”, afirmou.

O albergue passou por reformas na parte elétrica, hidráulica, no telhado, alvenaria e pintura e recebeu mobiliários novos, que foram adquiridos especialmente para atender as necessidades do local. Foram investidos R$ 338 mil na obra, iniciada no ano passado e feita pela construtora Avance.

Agora, o albergue terá capacidade para atender 50 pessoas, que receberão o atendimento básico de higiene, refeição e repouso, bem como o atendimento social e psicológico como acolhimento, triagem e encaminhamento para benefícios sociais e mercado de trabalho. Ao todo, serão 19 profissionais para atender a este público, que pode permanecer no local por até três meses.

Ainda segundo o secretário, a entrega da unidade inicia o processo de consolidação da matriz de responsabilidade para assistência aos usuários de drogas ilícitas e álcool e seus familiares em Cuiabá. Isto porque a unidade de assistência também fará o encaminhamento dessas pessoas para os tratamentos especializados, já que a grande maioria dos moradores de rua atendidos têm ou já teve problemas de vício.

“Esse espaço servirá para termos como ponto de apoio para as pessoas que necessitem de tratamento de álcool e droga e fará referência com as comunidades terapêuticas habilitadas pela secretária de Ordem Pública. Acreditamos que vamos conseguir fazer o melhor atendimento a esta população de rua em Cuiabá, que tem aumentado significativamente. Mas agora teremos um espaço adequado para fazer este atendimento”, ressaltou.

A matriz foi instituída pelo prefeito Mauro Mendes, por meio do decreto n° 6.040, e prevê a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Educação, Cultura, Esportes e Turismo e Ordem Pública.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Eduardo Henrique de Souza, a entrega do albergue é fundamental, pois é mais um passo que o município dá no sentido de retirar as pessoas em situação de rua da condição de marginalização e promover a recuperação e reabilitação daquelas que têm problemas com o vício.

“Esta entrega significa mais um passo dentro desse projeto de valorizar o ser humano. Ambientes como estes, que antes não tinham condições de abrigamento e agora são referência, são o que o município precisa para enfrentar este problema, que também é de segurança pública. Temos certeza que aqui, com nosso apoio, os moradores de rua serão assistidos e receberão o cuidado e resgate da cidadania, de modo que seja possível o retorno deles ao convívio na sociedade”, afirmou.

O coordenador do albergue, Alonso Moura, também destacou a importância do albergue no sentido de fortalecer a matriz criada. “Ninguém até agora abraçou a causa do ser humano. Nenhum prefeito teve essa ousadia do Mauro Mendes, de formar esta rede que nos dá condições de trabalhar com o este ser humano vulnerável. Por isso, essa entrega para nós, hoje, é festiva. Esperamos que este albergue seja o início de um extenso trabalho a ser desenvolvido com os moradores de rua”, concluiu.

O Albergue Distrito da Guia está localizado na Rodovia Elder Cândia, km 07, Estrada da Guia. Também participaram da entrega o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony, a secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk e os secretários adjuntos de Assistência Social, César Vidotto e de Ordem Pública, Zilmar Dias.