Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Acolhimento

29 de Outubro de 2014 18h17

Prefeitura firma compromisso de instalação de casas-lares para crianças

29/10/2014

CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

O prefeito Mauro Mendes assinou hoje (29) o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Estado para a implantação de casas-lares que abrigarão crianças e adolescentes de 0 a 12 anos.

Conforme o termo, o Município se compromete a instalar quatro casas-lares até julho de 2016. Cada casa abrigará até 10 crianças, atendendo as demandas necessárias.

Para Mauro Mendes, o modelo de casa-lar, além de atender a nova legislação de políticas de assistência social, promove melhor acolhimento das crianças e adolescentes.

“O acolhimento ocorre dentro da ambiência do que é uma família, pois funciona como uma casa. O próprio local é uma casa, onde há uma ‘mãe-social’, as crianças vão à escola, têm seus quartos e roupas. É tudo muito diferente do modelo de grandes abrigos, além de ter um custo muito menor”, disse o prefeito.

A primeira-dama Virginia Mendes acrescentou que a principal melhoria será nos cuidados oferecidos às crianças. “Acredito que esse formato de casa-lar seja o que tem de melhor para prestar o atendimento a estas crianças, pois o objetivo é cuidar delas da mesma forma que uma família cuidaria, com rotinas de um lar normal, e com muito amor e carinho”, comentou Virginia Mendes.

Para funcionar, a casa-lar deve possuir um coordenador, um educador residente (mãe-social), um auxiliar residente, um educador social, um auxiliar de serviços gerais, um psicólogo e um assistente social.

“A assinatura deste termo de ajustamento é um grande avanço no setor de assistência social para crianças e adolescentes e somente nesta gestão do prefeito Mauro Mendes tive a confiança de passar a missão da implantação do serviço de abrigamento neste modelo de casas-lares. Como promotor da infância e juventude estou realizado”, destacou José Antônio Borges, da 14ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Capital.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, explicou que a primeira casa-lar será entregue em janeiro de 2015, a segunda em julho do mesmo ano, e as demais em 2016.

“Ao final de 2016 será realizado um estudo para apontar a necessidade de instalação de mais duas unidades em 2017”, pontuou José Rodrigues.

Também participou da assinatura o procurador-geral do Município, Rogério Gallo.