Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Recadastramento

28 de Outubro de 2014 18h21

Prefeitura fará recadastramento de beneficiados do Bolsa Família em Cuiabá

28/10/2014

RAFAELA GOMES CAETANO

A Prefeitura de Cuiabá capacitou os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, para realizar o recadastramento, revisão e atualização cadastral dos beneficiados do programa federal Bolsa Família.

O treinamento aconteceu na tarde de hoje (28) e focou em apresentar formas de diagnosticar irregularidades e possíveis fraudes entre os beneficiados.

“Após um cruzamento de dados entre o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Contas da União, nos foram apresentadas uma série de irregularidades. Algumas informações das famílias cadastradas não batem e em outros casos os dados estão bem desatualizados. Com esse treinamento, vamos preparar nossos servidores para que saibam identificar essas irregularidades, quando houver a visitação in loco. Eles também irão realizar a atualização cadastral dos lares que recebem o benefício há mais de dois anos e ainda não renovaram as informações”, revela Cristiane Almeida Silva, diretora de gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O trabalho de recadastramento e revisão visa indicar se as famílias contempladas com o programa social ainda precisam do benefício, diminuir a quantidade de irregularidades e acompanhar de perto aquelas que não atualizam seus dados a cada dois anos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

“O intuito do programa Bolsa Família é gerar o benefício para aquelas famílias que necessitam e precisamos estar atentos para que não haja nenhuma participação desnecessária. Além disso, muitas famílias mudam de cidade e se esquecem de atualizar seus dados e só percebem a importância disso, quando o mesmo é bloqueado, pelo fato da família não ter sido encontrada na residência cadastrada. Precisamos acompanhar de perto todos os casos em Cuiabá, com a certeza de que todos os contemplados recebem o valor mensal, conforme a lei”, conta Regiane Assis, coordenadora do Programa Bolsa Família.

Feito em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e de Educação, a visitação in loco do programa realiza a pesagem de crianças de zero a sete anos de idade e da mãe em idade fértil (até 45 anos) duas vezes ao ano. Além disso, para que a família possa receber o benefício em dia, é necessário que todos os filhos estejam devidamente matriculados na escola. Caso seja diagnosticado que não há mais a necessidade do benefício, ele é automaticamente bloqueado para família em questão.

Atualmente, Cuiabá possui 67.000 famílias cadastradas no Cadastro Único, sendo destas 25.530 beneficiadas.

 

O trabalho de visitação começará na próxima segunda-feira (03), com previsão de término em 15 de dezembro. Apenas os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social farão as visitações, portando crachá com identificação.