Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Acolhimento

18 de Novembro de 2015 10h24

Prefeitura entrega segunda Casa da Criança Cuiabana e reforça qualidade nos serviços de acolhimento

18/11/2015

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

A Prefeitura de Cuiabá entregou nesta terça-feira (17), no bairro Jardim Itália, a segunda unidade da Casa da Criança Cuiabana. O espaço criado no formato ‘Casa Lar’ abrigará crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade e atende um anseio da primeira-dama, Virginia Mendes, em acolher e preparar estas crianças para o convívio social.

A casa já está em funcionamento e conta com quartos femininos e masculinos, berçário, sala, cozinha, banheiros e área externa de lazer. A capacidade de atendimento é de até 10 crianças. Atualmente 4 estão sendo atendidas e recebem atenção especial de 9 servidores, entre cuidadores, assistentes sociais e psicólogos. O custo de manutenção é de R$20 mil por mês (recursos próprios da prefeitura).

Durante a solenidade, o prefeito Mauro Mendes se disse grato pela confiança no trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo na área social e destacou que a diferença está em fazer com qualidade e amor.

“Sinto-me gratificado pela oportunidade que o povo me deu. Quero um dia poder olhar para traz e ter a sensação de dever cumprido. Nessa área, especificamente, estamos buscando fazer o melhor para a cidade de Cuiabá, mas acima de tudo colocamos o amor”, afirmou Mendes.

Além desta Casa Lar, a Prefeitura mantém ainda outras duas, sendo uma denominada Casa da Criança Cuiabana I que também recebe crianças retiradas do convívio familiar devido a maus tratos, abandono, negligência, violência doméstica ou abuso sexual; e a Nosso Lar, voltada ao atendimento de adolescentes. Ambas foram entregues em abril deste ano, durante o aniversário de Cuiabá.

“Estamos falando de crianças que foram tiradas do seu convívio familiar, por abandono, por maus tratos. Este é um trabalho que ainda não tinha sido feito pela prefeitura, mas entendemos que a administração precisava incluí-lo e deu certo”, ressaltou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.

A juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo, elogiou a iniciativa do município em assumir essa responsabilidade com competência.

“É motivo de alegria estar aqui hoje e ver de perto este trabalho humanizado que a prefeitura vem fazendo de forma excelente. Eu agradeço, inclusive, em nome dessas crianças que terão uma nova oportunidade para recomeçar, sentindo que é possível receber amor carinho e respeito”.

Neste sentido, o promotor de justiça José Antônio Borges falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que permite a municipalização do acolhimento.

“Durante muito tempo o Estado atendeu estas crianças, porém entendemos que seria melhor para elas e realmente isso está acontecendo, pois agora as crianças de Cuiabá são de nossa responsabilidade e não mais do Estado. Estas casas são diferenciadas, com atendimento personalizado e só temos que reconhecer esse trabalho que no ano que vem oportunizará a entrega de outras duas”, concluiu o promotor.

Também participaram da cerimônia os secretários municipais Pascoal Santullo Neto (Fazenda), Kleber Lima (Governo e Comunicação), João Batista de Oliveira (adjunto de Governo), Ana Paula Villaça (Gestão), Alberto Machado (Cultura, Esporte e Turismo), Fernando Jorge Mendes de Oliveira, (adjunto de Previdência), Eroaldo de Oliveira (adjunto de Gestão), Vinicius Hugueney (adjunto de Trabalho), o controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki, o ouvidor-geral, Jairo Rocha e o deputado estadual, Max Russi.