Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Nova Estrutura

11 de Junho de 2014 16h39

Prefeitura entrega novo Albergue e Centro de Referência de Assistência Social

11/06/2014

ANA ASSUMPÇÃO

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá inaugurou nesta quarta-feira (11) a reforma do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do Jardim Araçá e o Albergue do Porto. Além de atender as demandas diárias da Capital, as novas unidades estão preparadas para o aumento de atendimentos durante os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 em Cuiabá.

“As novas estruturas agora contam com espaços físicos adequados para o intenso trabalho de assistência social que cresce a cada dia na nossa cidade. Elas também serão pontos de apoio importantes para os atendimentos a pessoas em vulnerabilidade durante o período de jogos. Junto a essas novas instalações, a população também tem a disposição equipes de profissionais competentes”, avaliou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior.

Nos dias de jogos em Cuiabá e quando a seleção brasileira entrar em campo, o CRAS Jardim Araçá contará com plantão do meio dia às três da manhã exclusivamente para atendimento a crianças e adolescentes. 

“Seremos o ‘QG’ da assistência aos menores de idade nos dias de jogos. Estamos preparados para executar este trabalho fundamental para a proteção das crianças e adolescentes”, disse a coordenadora do CRAS Jardim Araçá, Laura Cristina Souza Teixeira.

Cada turno contará com uma equipe de 18 profissionais, entre psicólogos, conselheiro tutelar, assistente social, monitor, assessor jurídico, cozinheiro, motorista e outros. Todo o trabalho desenvolvido no período será ainda acompanhado e orientado por uma assessora técnica de referência da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Já a nova estrutura do Albergue do Porto está preparada para atender até 50 pessoas diariamente, oferecendo além de abrigo para dormir, alimentação, itens de higiene e atendimento assistencial.

“Aqui os abrigados têm a oportunidade de reintegrar ao mercado de trabalho ou retornar a sua cidade de origem. Este é um trabalho importante de inclusão social desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá”, avaliou o coordenador do Albergue, Fernando Benedito da Silva.

O CRAS Jardim Araçá está localizado na Rua J s/n, esquina com Rua C. O Albergue do Porto fica na Rua Benedito Leite, 637, bairro Porto.