Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Ação direta

24 de Outubro de 2016 10h21

Prefeitura encerra Feira de Oportunidades com 5 mil atendimentos diretos

24/10/2016

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

Arquivo

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Cuiabá realizou, no sábado (22), mais uma edição da Feira de Oportunidades. Os moradores do bairro Jardim Umuarama tiveram acesso a vários serviços gratuitos nas áreas de assistência social, saúde, estética e inserção no mercado de trabalho. A feira aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal Rafael Rueda, onde vários estandes foram montados.

 Esta foi a 15ª e última edição da Feira de Oportunidades na atual gestão. Lançada em 2015, a feira atendeu diretamente em torno de 5 mil pessoas e mais de 15 mil foram encaminhadas para atendimento em outras secretarias municipais, ou programas sociais dos governos  federal e estadual, segundo o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues da Rocha Junior.

 ”Esta é uma oportunidade de levarmos os serviços da prefeitura  e de outros parceiros diretamente à população, e percebemos que os resultados foram muito positivos”, destacou José Rodrigues, que acompanhou o andamento dos trabalhos.

 José Rodrigues disse também que poderá sugerir ao futuro prefeito de Cuiabá que dê continuidade Feira de Oportunidades.  Segundo ele, a feira oportuniza os serviços integrando as políticas públicas, ressaltando que o evento  leva os serviços para perto do cidadão. “Com a feira a prefeitura e os parceiros fazem um contato direto com a população, que nem sempre tem condições ir até os órgãos. Pelo volume de atendimento e os resultados alcançados, o custo dela é relativamente baixo”, frisou o secretário.

 Um dos serviços mais procurados foi o de inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico) que permite acesso a cerca de 20 programas sociais, entre eles o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família.

 A diarista Rosenil da Silva Ribeiro, moradora do Residencial Nova Canãa, soube da feira pelo carro de som que passou pelo seu bairro e aproveitou o evento para atualizar seu CadÚnico, fazer teste de glicemia e aferir a pressão. Ela elogiou a iniciativa da prefeitura. “Durante a semana tenho pouco tempo por causa do serviço e, tendo esse trabalho da prefeitura perto de casa, é bem melhor”, afirmou ela.

Já Maria Rocha Moreira esteve na escola para fazer limpeza da pele, feita pelas estudantes de estética da Unopar, e ‘medir a pressão’. Levou também para os filhos três kit’s de higiene bucal, distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde. “Gostei muito do jeito que o pessoal atendeu. Seria bom que isso continuasse e que tivesse mais vezes aqui na região”, disse Maria.

 Além desses serviços, quem foi à Feira de Oportunidades pode também participar de oficinas sobre confecção de currículos e entrevistas para emprego, inscrever-se em cursos de qualificação do Senac, cadastrar-se nas vagas de emprego oferecidas pelo Sine Municipal, participar de sessões de ginástica,  cortar os cabelos, entre outras ações.