Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Reforma

27 de Agosto de 2014 17h37

Prefeitura de Cuiabá reinaugura Centro de Convivência de Idosos do Coxipó

27/08/2014

ANA ASSUMPÇÃO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes inaugurou nesta quarta-feira (27) a reforma e ampliação do Centro de Convivência de Idosos (CCI) João Maria dos Santos "João Guerreiro", localizado no bairro Altos do Coxipó.

 “A Prefeitura de Cuiabá está empenhada em recuperar as unidades de assistência social da cidade. Aqui os idosos têm um acolhimento especial, com qualidade de vida e melhor convivência social. Essas pessoas merecem respeito e trabalhamos para garantir isso”, afirmou Mauro Mendes.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues, este é o terceiro Centro de Convivência entregue pela Prefeitura e foram investidos R$ 126 mil na reforma. “Outros CCIs serão revitalizados, pois estes são importantes locais para a população. Além de ampliar o espaço, também melhoramos a acessibilidade e implantamos uma academia ao ar livre para a prática de ginástica”, disse.

Frequentadora do CCI “João Guerreio” há cerca de quatro anos e professora voluntária de yoga, a aposentada Rosinha Rodrigues garante que as atividades são fundamentais para sua qualidade de vida. 

“Aqui nós somos mais que um grupo de idosos fazendo aulas de artesanato ou um esporte, nós somos uma família. A amizade é muito forte entre nós”, contou.

O CCI João Guerreiro atende 500 idosos que participam de atividades como dança, alfabetização, informática, hidroginástica e artesanato, além de receberem atendimento de assistentes sociais, enfermeiros e fisioterapeutas. Com a ampliação do espaço, a estimativa é que o local atenda cerca de mil idosos até o final do ano.

O local conta agora com um Centro Avançado de Inclusão Social (CATIS), que oferece um laboratório de informática com acesso a Internet para os idosos.

O Centro de Convivência homenageia João Maria dos Santos, conhecido como João Guerreiro. Nascido no Rio Grande do Sul, ele adotou Mato Grosso na década de 80 e trabalhou até o fim da vida em sua propriedade rural em Santo Antônio do Leveger. Teve quatro filhos: a ex-senadora Serys Marly Slhessarenko, Eugênio Nilmar, João de Deus e Joaquim.

A solenidade contou com a participação dos secretários Roberto Campos (Governo), Henrique de Souza (Apoio à Segurança Pública), Domingos Sávio (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Antenor Figueiredo (Trânsito e Transporte Urbano).

 

Fotos do evento

 

https://www.flickr.com/photos/prefeituradecuiaba/