Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Atenção básica

20 de Março de 2015 16h55

Prefeitura de Cuiabá firma parceria para atender usuários de drogas

20/03/2015

KARINE MIRANDA

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá firmou um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para desenvolver ações conjuntas de capacitação dos profissionais que atuam junto a usuários de crack e outras drogas bem como seus familiares.

O termo de cooperação técnica foi assinado nesta sexta-feira (20). Essa é a terceira vez que a Secretaria Municipal de Assistência Social firma a parceria que prevê a qualificação de 420 profissionais e 21 acadêmicos. Eles vão atuar na Rede Intersetorial para Atenção aos Usuários de Crack, coordenada pelo Centro Regional de Referência (CRR), Instituto de Saúde Coletiva da UFMT.

Para o secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, o uso de drogas ainda é um problema muito difícil de lidar no país e essa terceira edição busca trazer melhores resultados com a ampliação dos números de servidores qualificados.

“Esse termo busca justamente a capacitação dos nossos funcionários da assistência, para que possamos atuar de uma maneira mais correta e atingir melhores resultados, atuando na prevenção e na reinserção dessas pessoas ao mercado de trabalho para que não voltem a este problema”, afirmou Vidotto.

Até o momento, aproximadamente 200 servidores já foram atendidos pelos processos formativos. “Nós precisamos sempre estar sempre capacitando nossos servidores, pois agora estamos partindo para a parte da atuação com as famílias e vejo que é importantíssima a participação da Secretaria Municipal de Saúde, pois estes usuários são doentes. Então, em um primeiro momento, a Saúde vai atuar com essas pessoas e depois elas são encaminhadas para a Assistência. Sem essa parceria não conseguiríamos chegar a uma redução do número desses usuários envolvidos com as drogas”, garantiu.

De acordo com a coordenadora dos processos formativos, a professora da UFMT, Delma de Souza, a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social foi vital no desenvolvimento do projeto, já que possibilitou com que os profissionais e pesquisadores da instituição tivessem acesso também aos familiares dos usuários e pudessem realizar a ampliação da assistência.

“Nesse trabalho nós tivemos a oportunidade de conhecer o menor e a família dele, porque a preocupação do Centro de Referência não é exclusivamente com o usuário de drogas, mas também com sua família e como atuar com ela", afirmou.

O processo formativo terá início já no dia 25 de março e a carga horária será de 40 horas teóricas e 40 horas de campo.

As inscrições para o processo seletivo destinado à comunidade universitária já estão abertas e poderão ser feitas no período de 19 a 23 de março, das 8h às 11h30, e das 14h às 17h, na secretaria geral do ISC, bloco CCBS III, campus de Cuiabá.

Os interessados deverão estar munidos de fotocópia da documentação pessoal, do diploma de graduação, de registro Siape para servidores da UFMT; comprovante de matrícula, para alunos, e declaração residentes.

Além das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, também participam da parceria as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Trabalho e Assistência Social (Setas), de Saúde (SES), de Justiça e Direitos Humanos (Sedjudh), o Ministério Público (MP/MT), Defensoria Pública de Mato Grosso (DP/MT), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) e as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social de Várzea Grande e Rondonópolis