Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cuidado

23 de Dezembro de 2014 14h56

Prefeitura de Cuiabá entrega kits de higiene para albergados

23/12/2014

CAROL SANFORD

Michel Alvim

A Prefeitura de Cuiabá entregou nesta terça-feira (23) kits de higiene nas três unidades de acolhimento municipais. A iniciativa tem o objetivo de garantir um pouco mais de cuidados aos albergados, que muitas vezes são abandonados pelas famílias, neste fim de ano.

“Muitos dos atendimentos que fazemos nos albergues são a pessoas em situação de rua, que perderam a referência familiar, autoestima e, em grande parte das vezes, os documentos. Nosso papel é buscar a reintegração familiar e, quando isso não é possível, garantir cuidados e carinho. Estes kits trazem um pouco mais de dignidade a estas pessoas, principalmente, às vésperas do Natal”, disse o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior.

Os kits contém toalha, sabonete, xampu e condicionador, escova e pasta de dentes, além de lâmina de barbear para homens e absorvente, para mulheres.

No Albergue do Porto atualmente há 10 residentes, sendo nove homens e uma mulher. Todos receberam kits e tiveram um dia de beleza, onde puderam cortar os cabelos, gratuitamente. A responsável pelo local, Márcia Rita dos Santos, contou que o albergue tem a capacidade para acolher até 40 pessoas. “É possível que até o final do ano, mais pessoas cheguem para acolhimento”.

Outro local que também recebe pessoas em situação de rua ou que chegam à cidade e não têm para onde ir é a unidade de acolhimento Abordagem Solidária, onde 39 pessoas receberam os kits de higiene.

No albergue Manoel Miraglia estão acolhidas 32 pessoas. O coordenador do espaço, Marcos Aurélio Lopes, explicou que muitas estão de passagem, em tratamento de saúde. “Mas também temos muitos idosos, que foram abandonados pelos familiares e, este momento, é uma confraternização com a família que os acolheu”, contou.

Levi da Silva Souza, de 50 anos, é um dos assistidos no albergue. Ele passa por tratamento de saúde há dois anos e está há um no local. “Vim do Pará e não tenho família. Se não fosse a casa estaria morando na rua. Este kit vai nos ajudar muito e agradeço por esta atenção”, disse.

Conforme José Rodrigues, o albergue Manoel Miraglia passará por reforma estrutural em 2015. “Este ano, fizemos a reforma do telhado e da rede elétrica da unidade. Para o ano que vem, está planejada toda a reforma da estrutura do prédio, para garantir mais dignidade às pessoas que por aqui passam”, informou.

Em todas as unidades os assistidos desfrutarão de uma ceia de Natal junto com os funcionários, nesta quarta-feira (24), véspera de Natal. Além dos já entregues, mais kits estão prontos para pessoas que procurem as unidades nos próximos dias.

 

Também participaram das entregas a diretora de Gestão da Secretaria de Assistência Social, Cristiane Almeida, o coordenador do setor de Proteção Social Especial, Antônio Taques, e o coordenador do CREAS Centro, Vladimir Palma da Fonseca.