Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Reconhecimento

11 de Novembro de 2014 11h13

Prefeitura de Cuiabá conquista 2º lugar em atendimento de vagas do Pronatec

11/11/2014

RENATA NEVES

Michel Alvim

A Prefeitura de Cuiabá conquistou o 2º lugar entre os 1.483 municípios do país que ofertam as vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O resultado positivo é fruto do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e recebeu reconhecimento do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Em 2014, o Ministério do Desenvolvimento Social pactuou 3.565 vagas para Cuiabá, porém até o mês de julho foram realizados atendimentos de 5.139 inscrições, o que representa desempenho de 144%.

Foram preenchidas vagas nas áreas de Produção Alimentícia, Gestão e Negócios, Línguas, Informática, Turismo e Construção Civil.

“Além de atender as vagas disponibilizadas para nós, atendemos também as chamadas vagas compartilhadas, ofertadas por outros demandantes, principalmente pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio”, explicou a coordenadora do Pronatec, Rosamaria Carvalho.

Inovação – Levar os cursos para perto dos alunos foi um dos fatores determinantes para o sucesso dos trabalhos. Antes, eles eram oferecidos em locais distantes de suas casas. Agora, são realizados nos bairros onde moram.

“Percebemos que muitas pessoas ficavam desmotivadas em participar dos cursos porque tinham que se deslocar para locais muito longe de suas casas. Por isso, desde o início da gestão do prefeito Mauro Mendes adotamos um novo método de trabalho: levantamos as demandas e efetuamos as inscrições nos bairros e também levamos os cursos para serem realizados lá. Assim, facilitamos o acesso e garantimos a participação de uma quantidade maior de pessoas”, ressaltou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior.

Para participar das aulas, os alunos recebem benefício estudantil de R$ 2 por hora/aula, totalizando, em média, R$ 160 por mês. Os recursos podem ser utilizados para alimentação, transporte, ou da maneira como o aluno decidir.

Solidariedade – O aprendizado recebido pelos participantes dos cursos é revertido em serviços à população.

“Os alunos do curso para pintor, por exemplo, fizeram as aulas práticas pintando a parede do Clube de Mães do bairro. Durante o curso de eletricista, foi trocada a fiação elétrica de salas do CRAS do CPA. Nas aulas de revestimento cerâmico, os alunos assentaram piso na sala onde funciona o programa Siminina”, conta Rosamaria.

2015 – A Secretaria Municipal de Assistência Social enviou nesta segunda-feira (10) ao Ministério do Desenvolvimento Social documento solicitando cerca de 9 mil vagas do Pronatec para o próximo ano.

Segundo Rosamaria Carvalho, a secretaria possui todas as condições para preenchê-las. “Somente no primeiro semestre atendemos 5.139 pessoas. Se houvesse mais vagas disponíveis, esse número poderia ser muito maior. Nove mil vagas em um ano é um número perfeitamente possível”, afirma.

 

O Ministério do Desenvolvimento Social ainda irá avaliar a proposta e não há um prazo determinado para envio da resposta.