Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Pronatec

30 de Julho de 2014 16h42

Prefeitura comemora mais de 10 mil formações pelo Pronatec

30/07/2014

ANA ASSUMPÇÃO

Tchélo Figueiredo

Após quase um ano em ação, o Plano Cuiabá Sem Miséria comemora a formação de pelo menos 10 mil pessoas nos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) entre 2013 e até o momento de 2014.

O Plano Cuiabá Sem Miséria tem o objetivo de promover a redução da pobreza extrema, buscando a inclusão social e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, através dos três pilares: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos.

“Pelo Pronatec, a pessoa tem a chance de se qualificar profissionalmente, conseguir uma vaga de trabalho e sair de qualquer situação de vulnerabilidade social. Além de promover a transferência de renda por meio do Bolsa Família, a Prefeitura de Cuiabá também oportuniza a mudança de vida para todos aqueles que precisam”, avaliou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior.

Segundo dados da Secretaria, em 2012 foram efetuadas aproximadamente 3,5 inscrições nos cursos do Pronatec. Em 2013 foram totalizadas cerca de seis mil formações e, até julho desde ano, pouco mais de 4,7 mil inscritos.

Lançado em agosto de 2013 pelo prefeito Mauro Mendes e pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, o Plano Cuiabá Sem Miséria está sendo implantado em etapas, abrangendo todos os bairros da Capital e buscando as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, cadastradas ou não no Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria de Assistência Social, além de outros programas sociais.

A pobreza extrema se caracteriza em famílias cuja renda per capita é inferior a R$ 70 mensais, vivendo em locais inadequados, sem infraestrutura e acesso a necessidades básicas.

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec).

São cursos de formação inicial e continuada, voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas e ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como SENAC, SENAI e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A oferta dos cursos é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

Para se inscrever em qualquer curso, o candidato deve ter no mínimo 16 anos e estar registrado ou em processo de cadastramento no Cadastro Único da Prefeitura de Cuiabá. Quem ainda não possui o registro e se encaixa no perfil, deve procurar qualquer unidade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para se cadastrar.