Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / PARCERIA

26 de Janeiro de 2015 17h33

Prefeito assina termo que vai beneficiar crianças com equoterapia

26/01/2015

DANI CUNHA

Michel Alvim

O prefeito de Cuiabá,  Mauro Mendes, assinou, na tarde desta segunda-feira (26), o Termo de Cooperação Técnica, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, para o Projeto Padrinhos de Equoterapia, que vai atender 15 crianças do Lar da Criança. A assinatura do documento aconteceu na sede da Corregedoria Geral de Justiça e vai oferecer melhor condição psicossocial pela falta do convívio das crianças com suas famílias.

Para Mauro Mendes o Tribunal de Justiça tem sido um grande parceiro ao longo desses dois anos e essa é mais uma de muita importância. “Hoje é um dia muito feliz pelo fato de podermos firmar esse termo. Precisamos de um olhar especial do poder público para com essas crianças, por isso estamos disponibilizando as vagas”.

“E uma ação voltada diretamente para o bem estar dessas crianças, a justiça social, o mais importante”, segundo o corregedor Sebastião de Moraes Filho. “Parabenizo o prefeito por essa atitude. Sabemos do sofrimento das crianças que vão para lares para serem adotadas e essa ação vai minimizar o sofrimento delas”.

Com as aulas de equoterapia, que já são ofertadas pelos Centros de Referência de Assistência Social a outros grupos de jovens e crianças, é nítida a transformação que se conseguiu fazer na vida delas no tempo em que o serviço já foi executado. “Agora é a vez dessas 15 crianças serem beneficiadas e estamos muito felizes com a melhora que elas terão em suas vidas”.

As crianças terão aulas duas vezes por semana, no Haras Tim Brother, conforme informou a superintendente do Lar da Criança, Marimar Michells. “Com a equoterapia as crianças ficarão mais centradas, melhorarão seu desenvolvimento e também a sua saúde”, explicou.

A Equoterapia

A equoterapia consiste na utilização do cavalo como recurso terapêutico. Ela trabalha aspectos como a atenção, concentração, raciocínio, postura, equilíbrio e coordenação motora, além de ser uma maneira de incluir crianças à sociedade e melhorar a qualidade de vida delas.

A andadura do animal é semelhante a do ser humano, por isso a eficácia do tratamento. A cada 30 minutos de terapia, o sistema nervoso central é estimulado de 1.800 a 2.220 vezes.

Casas Lares

Após entendimento com o Ministério Público, a Prefeitura de Cuiabá já iniciou o processo de migração para o início das Casas Lares, à exemplo do Lar da Criança, que a partir de fevereiro passará a ser responsabilidade do município. Esse é um projeto que vai oferecer melhores condições às crianças de 0 a 12 anos que estão desamparadas. Até julho será inaugurada a segunda Casa Lar e até o fim do mandato do prefeito serão, ao todo, quatro Casas Lares, atenderão as demandas judiciais.

Os modelos são de uma estrutura menor, conforme explicou o prefeito, tentando replicar ali a mesma condição de um lar para aquelas crianças que foram abandonadas pelos seus pais.

As Casas Lares serão em regime de locação e adaptadas dentro do que são características de cada uma delas. “O nosso compromisso é iniciarmos os trabalhos nos próximos meses e gradativamente faremos a substituição da responsabilidade objetiva, que hoje é feito pelo Estado”.