Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Inclusão

05 de Novembro de 2014 14h54

Pessoas com deficiência ganham novo centro de atendimento em Cuiabá

05/11/2014

ADEMAR ANDREOLA

Mayke Toscano

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá e a Associação Pestalozzi inauguraram na manhã desta quarta-feira (05), o Centro-Dia de Referência. A coordenadora do Centro-Dia, Tatiana Vieira de Souza Faria, explicou que ele é voltado para o atendimento de pessoas entre os 18 e 60 anos, com deficiência e que se encontram em situação de dependência e vulnerabilidade. Eles são assistidos durante oito horas por dia.

A capacidade de atendimento é de até 60 pessoas. Atualmente, este é número dos deficientes que estão sendo assistidos. Além deles, os familiares também recebem orientações sobre seus direitos.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio Souza Amaral, está sendo feito um resgate histórico para as pessoas com deficiência. Ele elogiou o trabalho e a iniciativa do prefeito Mauro Mendes em implantar o primeiro Centro-Dia de Referência no Estado.

Esse fato foi lembrado pelo secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior. Segundo ele, logo no início de sua gestão, o prefeito Mauro Mendes e a primeira dama Virginia Mendes decidiram aderir ao plano nacional Viver Sem Limites. Cuiabá é a primeira cidade de Mato Grosso a ter uma unidade deste tipo e a 12ª no país.

“Nesta gestão fazemos hoje parte da história de atividades de atendimento às pessoas com deficiência”, afirmou José Rodrigues.

O vereador Wilson Quero-Quero afirmou que a parceria entre as duas instituições é fundamental para a comunidade, que já recebeu outros benefícios da atual administração. “Sabemos que sozinho é difícil administrar, mas com parcerias fica mais fácil viabilizar os projetos”, disse.

Representando o prefeito Mauro Mendes na solenidade, o secretário de Governo, Roberto Campos, disse que Cuiabá mais uma vez sai na frente no atendimento às pessoas com necessidades. Ele agradeceu à ministra do Desenvolvimento Social de Combate à Fome, Tereza Campello, que não pode comparecer e ao Governo do Estado, através da e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social - SETAS, que colocaram recursos para a execução da obra.

Participam também da solenidade de inauguração o secretário municipal de Saúde, Werley Silva Peres, o secretário adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cesar Vidotto, os vereadores Leonardo Oliveira, líder do prefeito na Câmara e Dilemário Alencar; Ivone Almeida Costa, presidente da Federação de Associações Pestalozzi em Mato Grosso  e a presidente da Associação Pestalozzi de Cuiabá, Tibúrcia Siqueira, entre outras autoridades.