Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / IDOSO

05 de Abril de 2017 13h44

“Pescaria da melhor idade” reúne mais de 500 idosos no Tia Nair

05/04/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

A “1ª pescaria da Melhor idade”, realizada em comemoração aos 298 anos da Capital, reuniu mais de 500 idosos, nesta quarta-feira (05) no Parque Tia Nair. Idealizado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e primeira-dama, Márcia Kuhn  Pinheiro, o evento que teve como objetivo proporcionar aos cuiabanos dos Centros de Convivência para Idosos - CCI e Centro de Referência de Assistência Social - Cras de Cuiabá, contou com o apoio das secretarias de Cultura Esporte Turismo, Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Obras e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Presente no evento, o prefeito Emanuel Pinheiro, ressaltou que a iniciativa partiu de uma conversa, entre sua esposa Márcia e a secretária Singlair Ciekalski de Musis que objetivaram utilizar o espaço, devido a quantidade de pescado existente na lagoa e ainda em alusão às datas (aniversário da cidade e Semana Santa). Além disso, o gestor destaca que o sucesso da participação massiva dos idosos, dentre eles dos CCI’s Padre Firmo Duarte (Dom Aquino), Maria Ignês França Auad (CPA III), Aidee Pereira do Nascimento (Novo Horizonte), João Guerreiro (Altos do Coxipó) e de diversos CRAS é a concretização da gestão humanizada proposta por ele.

“Queremos uma cidade feliz, em harmonia com os seus idosos e pelo sucesso do evento, já quero comunicar que ele vai constar no calendário oficial das comemorações do aniversário da nossa querida Cuiabá. Este evento é nada mais que uma mensagem, para dizer que o olhar da minha gestão, é de amor e carinho por todos vocês,” frisou o prefeito.  

De acordo com a secretaria Singlair, a ação foi uma forma de estimular a qualidade de vida dessas pessoas. “Tirá-los dessa rotina do dia a dia e poder oferecê-los esta alegria, em datas tão importantes para os cristãos, quanto para comemorar o aniversario da nossa cidade, é sem dúvida, uma honra para todos nós, e um grande passo da assistência social do município”, frisou.

A líder da pasta também destacou que o evento que, foi organizado por meio de cadastro, ofereceu todo o suporte necessário, tais como; ônibus, lanches, e toda estrutura, além de garantir que o pescador leve para sua casa o alimento. Segundo ela, tudo isso representa, a forma de humanização proposta pelo prefeito Emanuel, trazendo quem tanto contribuiu para a Capital, para perto de nós.

O entusiasmo dos participantes durante o evento foi visível. Cada peixe retirado da agua era motivo de comemoração instantânea. Muitos desses idosos, não conheciam o Parque Tia Nair, o que tornava o dia deles, ainda mais especial. Afinal, o centro de convivência é uma extensão das suas casas.

“Compartilho das ações do centro de convivência Padre Firmo, há 16 anos, e digo para vocês, lá é a minha segunda casa. Vou pra lá participo de todas as atividades, ajudo meus colegas ensinando artesanato. E estávamos com vontade de conhecer os novos parques da cidade e este evento da pescaria não poderia ter vindo em momento melhor. Estamos muito gratos à prefeitura, por nos proporcionar tudo isto”, agradeceu a aposentada Claudemira Lemos, de 77 anos.  

A pescaria também contou com a participação do Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, o senhor Jerônimo Urei, que aprovou a atitude da prefeitura de Cuiabá.  “Fico muito satisfeito, em saber que esta gestão pretende nos inserir, nas atividades do município. Essas ações são positivas e vão culminar na transversalidade das politicas públicas, em favor dos idosos nas unidades da prefeitura,” completou Jerônimo. 

 

Logística

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com a Diretoria de Abastecimento de Cuiabá, teve uma participação direta colaborando com uma equipe que auxiliou na despesca e a distribuição dos peixes.