Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Comemoração

02 de Abril de 2015 19h03

Ovos de chocolate deixam a Páscoa de centenas de crianças mais alegre

02/04/2015

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá concluiu, nesta quinta-feira (02), a entrega de mais de 3 mil ovos de chocolate que fez a alegria das crianças e adolescentes atendidas nos programas sociais desenvolvidos pelo Município.

A distribuição teve início na terça-feira (31) e a primeira-dama Virginia Mendes realizou a entrega dos ovos de chocolate nas 28 unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) existentes em vários bairros da Capital.

A ação faz parte das atividades realizadas pela Prefeitura de Cuiabá em comemoração a Páscoa e foi considerado um sucesso, de acordo com a primeira-dama Virgínia Mendes e o secretário-adjunto de Assistência Social, Cesár Vidotto.

“Por iniciativa da primeira-dama, nós realizamos diversas ações ao longo da semana em comemoração a Páscoa, ao vínculo familiar e a Jesus Cristo, que é o maior símbolo da data. E não havia melhor forma de fechar com chave de ouro toda essa programação, que não fosse entregando esses ovos de chocolate. Sabemos que em alguns casos, estes serão os únicos que as crianças receberam nesta data e não há nada mais gratificante que ver a alegria das crianças com esse nosso gesto que é tão simples”, disse o secretário Vidotto. 

Nesta quinta-feira, foram realizadas várias entregas e a primeira-dama acompanhou as atividades nas unidades do programa Siminina dos bairros 1º de Março, Renascer, no Jardim das Palmeiras e Jardim Fortaleza. 

Em todos os locais, a primeira-dama Vírginia foi recebida com muita festa e as crianças fizeram questão de presenteá-la como agradecimento pelas ações realizadas em prol do programa.

As meninas entregaram um pequeno livro que elas mesmas escreveram e uma boneca a fim de demonstrar a importância que a primeira-dama tem em cada passo que é dado no Siminina, de acordo com Rebeca Godoy, monitora do programa no bairro Renascer.

“O presente foi iniciativa delas e as meninas estavam esperando muito esse momento, pois elas querem apresentar e cantar para a primeira-dama. É como se elas compreendessem que a primeira-dama vai manter o programa sempre e isso faz com que elas se mantenham firme no Siminina e esses ovos da Páscoa representam esse vínculo. O vínculo da Prefeitura conosco e o verdadeiro sentido da Páscoa que a ressureição de Jesus Cristo”, disse Rebeca.

Para Juliana Nascimento, monitora do programa no bairro Jardim Fortaleza, a entrega dos ovos de Páscoa teve um gostinho diferente. Isto porque ela já participou durante anos do Siminina e entende que pequenas ações como a entrega de chocolate são muito importantes para as crianças e adolescentes.

“Hoje eu sou monitora do programa, mas aos quatro anos entrei no Siminina e aprendi muito. Foram 10 anos que frequentei o programa e não consigo sequer imaginar como seria meu futuro se não tivesse vindo aqui. Eu aprendi sobre os valores da vida e, principalmente, a ocupar o meu tempo com coisas úteis, que farão bem para o meu futuro. A primeira-dama não faz ideia de quanto esse programa me ajudou e ajuda estas meninas aqui que estão muito felizes com a vinda dela e os chocolates”, disse. 

Apesar de ainda não ter dimensão da importância do programa em sua vida, Cássia Adriano, de 7 anos atendida pelo programa no Jardim das Palmeiras disse estar muito contente por ganhar os ovos de Páscoa, que vão fazer a alegria da família.

“Eu ganhei o chocolate e minhas duas irmãs que também fazem parte do Siminina ganharam. Estamos bem felizes, porque até agora esse é o primeiro chocolate que eu ganho e eu vou comer devagarzinho para demorar para acabar”, brinca.

Além das meninas atendidas pelo programa, as crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Peti e Projovem) e também das unidades de abrigamento foram contemplados com os chocolates.