Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Proteção à criança

05 de Fevereiro de 2016 11h14

Operação para proteger crianças durante Carnaval começa nesta sexta-feira

05/02/2016

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

Começa nesta sexta-feira (05), a partir das 18h, a Operação Curumim, que vai atender crianças e adolescentes que tiverem seus direitos violados durante o Carnaval, que acontece nos dias 05 a 09 de fevereiro, na Praça da Mandioca.

Estarão a postos assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência  de Assistência Social (CRAS), além de agentes do Juizado da Infância e Juventude de Cuiabá, conselheiros tutelares e o Conselho da Criança e Adolescentes de Cuiabá.

Eles vão atuar de forma revezada para garantir que a operação funcione durante 24 horas. O objetivo é proteger crianças e adolescentes em situação de negligência, abandono, maus-tratos, exploração sexual, pedofilia e trabalho infantil. 

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, uma rede de atuação para proteger as crianças e adolescentes foi organizada de modo a atender todos os casos que envolverem os menores.

“É o quarto ano em que estamos desenvolvendo nossas atividades e esperamos que não haja nenhum caso que seja nessa necessária nossa atuação, mas se precisar estamos prontos para garantir a segurança e bem estar das crianças e adolescentes. Todos os servidores passaram por capacitação e já sabem como devem agir diante de um caso”, disse.

As crianças que forem abordadas durante o plantão serão encaminhadas para a unidade do centro de referência Norte, onde terão uma ficha de acolhimento preenchida, com sua identificação, dos pais ou responsáveis, sobre composição familiar e condições de saúde. Todos os atendidos receberão acolhimento, atendimento e alimentação até a efetivação dos devidos encaminhamentos, como a reintegração familiar ou abrigamento.

Além da Operação Curumim, o Conselho Tutelar do Plantão também vai estar em funcionamento. Ele está localizado na Casa dos Conselhos, na Avenida Dom Aquino, N°10,  bairro Dom Aquino, ou nos telefones 3624-0604 e  9206-6741.