Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Balanço

24 de Fevereiro de 2015 11h09

Operação Curumim registra 12 ocorrências durante o Carnaval em Cuiabá

24/02/2015

Secretaria de Governo e Comunicação de Cuiabá

A Operação Curumim, realizada pela Prefeitura de Cuiabá durante todos os dias do Carnaval 2015, registrou 12 atendimentos, dos quais três registros foram de adolescentes de 15, 16 e 17 anos que fizeram uso de bebida alcoólica sem a companhia dos pais ou responsável e nove ocorrências de retirada de pessoas das ruas que estavam em situação de vulnerabilidade.

O secretário de Assistência Social, José Rodrigues, explicou que os adolescentes foram encaminhados para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Centro), acolhidos, receberam atendimento psicossocial, alimentação e depois reintegrados a suas famílias.

Já as pessoas que estavam nas ruas também foram encaminhadas ao CREAS Centro e passaram por atendimento psicossocial e foram levadas para os albergues municipais. “Todas essas situações eram de risco ou de vulnerabilidade. Realizamos o devido atendimento e no caso dos adolescentes e seus familiares, receberão atendimento e acompanhamento pelo CREAS mais próximo de suas residências”, disse o secretário.

A medida é relacionada ao Serviço Sócioassistências, por meio de resolução nacional, que assegura o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a famílias, como acompanhamento familiar, orientação e apoio de pessoas em situação de ameaça, ou violação de direitos. A intenção principal é fortalecer a função de resguardar e proteger, que a família deve ter diante das situações de risco.

O objetivo da operação foi combater as violações aos direitos de crianças, adolescentes, idosos e mulheres em situação de risco ou que tiveram seus direitos violados, além de atender também moradores de rua, reduzindo assim o abandono, exploração sexual, abuso, maus tratos e atos in fracionais relacionados ao uso de drogas ou álcool.

A ação da Secretaria Municipal de Assistência Social contou com a parceria do Juizado da Infância e Juventude e Conselho Tutelar e foi realizada em período integral com equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos, advogados, orientadores sociais, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Centro).