Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

11 de Novembro de 2014 09h13

Oficina de pintura orienta Simininas para preservação ambiental

11/11/2014

EVELYN RIBEIRO

Emanuelle Rigoni

Alunas do Programa Siminina, no bairro 1º de Março, participaram nesta segunda-feira (10), de uma oficina de pintura ministrada pelo artista plástico Victor Hugo dos Santos. Elas também receberam orientações sobre preservação da fauna e flora brasileira. 

A atividade foi acompanhada de perto pela primeira-dama Virginia Mendes. “No Programa Siminina trabalhamos a cidadania, o cotidiano e incentivamos a educação ambiental.Admiro muito o trabalho do Victor Hugo e fico feliz com a contribuição dele, nesse processo de conscientização das crianças”, afirmou Virginia.

Durante a oficina as meninas receberam um caderno de pintura e o livro “Arte em Defesa dos Animais do Pantanal”. O livro escrito por Victor Hugo contém ilustrações e descrições sobre as espécies de animais encontradas no Pantanal, Amazônia e Cerrado, como jacaré, capivara, arara-azul, onça-pintada, entre outros. O material faz parte do projeto “Fauna Mata Viva”. 

Ao receber o kit, Laura Rammya, de anos 9 anos contou que se diverte muito no projeto e que gostou de conhecer as características de cada animal. 

“Escolhi o tucano, porque ele tem o bico parecido com o da arara e acho as aves bonitas. Antes eu ficava em casa vendo televisão, mas hoje eu tenho coisas mais legais para fazer”, disse. 

A coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho, falou sobre a diversidade das atividades desenvolvidas no programa e a intenção de levar a oficina de pintura para outras unidades. 

“A nossa preocupação é sempre atender de melhor maneira possível. As meninas adoraram pintar e faziam questão de mostrar para a gente. A ideia agora é estender esta atividade para outros bairros em que o programa é executado”. 

Para Victor Hugo, a arte é uma forma de se comunicar. “Uso a pintura para falar de preservação e, ensinar através da arte tem sido muito gratificante, pois tenho obtido resultados muito positivos tanto no Brasil, como exterior, ressaltou.

Nesta terça-feira (11) o artista embarca para os Estados Unidos onde participa pela terceira vez da distribuição gratuita de seu livro para crianças brasileiras, alfabetizadas em escolas de Nova York, Nova Jersey e Boston. Ao todo serão entregues 500 kits adaptados em inglês.