Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Assistência

27 de Março de 2015 16h20

Mulheres recebem orientação durante programação especial para elas

27/03/2015

KARINE MIRANDA

A Prefeitura de Cuiabá conclui, nesta sexta-feira (27), as diversas ações realizadas nas 36 unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano em comemoração ao mês da mulher.

Foram desenvolvidas palestras, rodas de conversa, apresentações de música, teatro, dinâmicas, oficinas de beleza, exercícios físicos, missas e confraternizações a fim de levar às mulheres informações sobre os seus direitos, deveres e a importância delas no contexto social.

O objetivo, segundo  o secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, é  tentar retirar as mulheres da situação de vulnerabilidade, que ainda ocorre.

“Nós temos trabalhado juntamente com a primeira-dama, Virgínia Mendes, para prestar esclarecimentos, pois só com informações as mulheres podem ter uma vida familiar e até no mercado de trabalho melhor. Por isso, durante o mês de março, nós focamos todas as ações externas e internas sempre buscando assuntos referentes aos direitos e a rede de proteção que existe no município”, disse.

 

As ações serviram ainda  para estreitar o vínculo entre as mulheres atendidas nas unidades da Assistência Social e os servidores, o que garante melhor atendimento nas unidades.  "As ações desenvolvidas durante este mês foram orientativas e  sentimos que conseguimos cumprir com esse papel e vamos trabalhar ainda mais para garantir melhorias às mulheres e a população", conclui.

Para fechar a programação, acontece no CRAS Getúlio Vargas a palestra “Autoestima”, que visa recuperar a imagem que a mulher tem de si mesma e mostrar a necessidade da autoestima para a melhoria do convívio familiar, no mercado de trabalho e, principalmente, para manter a saúde física e mental.

A palestra “Legislação e Benefícios Sociais voltadas para mulher idosa” acontecerá no Centro de Convivência de Idosos Aidêe Pereira e busca orientar as idosas sobre seus direitos com relação ao acesso a programas sociais.

No albergue Manoel Miraglia ocorre a palestra sobre “Esclarecimentos dos Direitos Trabalhistas e Conhecimento do Estatuto do Idoso”, que explica os pontos que os idosos têm dúvidas sobre o estatuto e como ele pode e deve ser aplicado no dia-a-dia, bem como informações sobre aposentadoria e pensão.

Além destes locais, as atividades ocorreram nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os Centros de Convivência de Idosos (CCI), nas unidades do Programa Siminina, nos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) Norte e Centro bem como no Albergue Porto e na Casa de Amparo.