Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Doutor Fábio

27 de Abril de 2016 20h34

Mendes inaugura CRAS, sala do Siminina e amplia atuação da rede sócio-assistencial

27/04/2016

KARINE MIRANDA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes inaugurou nesta quarta-feira (27) uma nova sala do programa Siminina e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ambos no bairro Doutor Fábio. As novas unidades ampliam a atuação da rede sócio assistencial no município, principalmente pela inclusão do CRAS no Sistema Único de Assistência Social.

O Centro de Referência foi criado com a reforma do antigo Centro de Atenção Básica (Casb), que estava em situações precárias, porém atendia as meninas do programa Siminina e centenas de moradores dos 11 bairros referenciados pela unidade.

A obra custou R$ 212 mil e possibilitou a ampliação do pé-direito da casa, troca de telhas, modificação na fiação elétrica, no forro, na área externa, a criação de salas de atendimento individualizado e a implantação de uma sala específica para o programa Siminina.

Agora o local possui todos os quesitos necessários para integrar o Sistema Único de Assistência Social, sendo o 14º Centro de Referência existente em Cuiabá. Com isso, passa a oferecer serviços de forma a atuar na prevenção, minimização e superação das desigualdades sociais, com a inclusão da família no Cadastro Único de Programas Sociais que dá acesso ao Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, os Serviços de Convivência e  Fortalecimento de Vínculos, entre outros.

Para o prefeito Mauro Mendes, a entrega do espaço representa mais do que uma simples reforma, mas um avanço para a política de assistência social de Cuiabá, especialmente para as meninas do Siminina, que passam a contar com um espaço próprio. Atualmente, 100 meninas do bairro fazem parte do Siminina e mais 40 aguardam vagas.

“Essas são as marcas da nossa gestão: planejar, dar eficiência ao dinheiro que temos disponível e cumpri a nossa obrigação. Esperamos que outros entes cumpram a sua parte, porque nós fizemos a nossa. Fazemos com amor, com qualidade e bem feito, para que possamos, naquilo que colocarmos a mão, deixar uma marca positiva”, disse.

Ainda segundo o prefeito, as melhorias na região Norte de Cuiabá já são tantas que só faz crescer o orgulho por parte da administração. “Aqui na região Norte já praticamente entregamos o Jardim Umuarama 100% asfaltado, estamos entregando o Jardim Paraíso I e II e uma das etapas do Altos da Serra está praticamente concluído. Estamos entrando agora no Doutor Fábio com um asfalto de qualidade e, até o final do ano, vamos deixar o bairro 100% asfaltado. Tenho orgulho de podermos, hoje, chegar aqui de cabeça erguida, sabendo que nós estamos fazendo um trabalho digno”, assegurou.

Com a entrega do novo Centro de Referência, o município vai poder solicitar o co-financiamento federal para custear manutenção da unidade e não vai mais depender dos investimentos da Fonte 100, informou o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior.

“O Casb, que era aqui antes, é uma figura que não existe no Sistema Único de Assistência Social. Agora, com a reforma, o local se torna um Centro de Referência. Podemos referenciá-lo dentro do Sistema Único para receber o co-finacimanento federal. A estrutura era exclusivamente bancada pela Prefeitura de Cuiabá e, agora, com os recursos usados, o município poderá investir em outras prioridades da gestão”, ressaltou o secretário.

Para Maria Orli, uma das fundadoras do bairro Doutor Fábio I e II e usuária dos serviços da Assistência Social, a entrega do novo Centro de Referência é um marco para os moradores que são formados, em sua grande maioria, por famílias em situação de vulnerabilidade.

“Há 26 anos criávamos aqui um espaço para entregar sopão para os mais pobres. Desse espaço, surgiu o Casb e, agora, posso presenciar essa inauguração. Posso dizer que foram centenas de pessoas beneficiadas ao longo desses anos e tenho certeza de que, com o apoio que temos recebido do prefeito, esse número será ainda maior. É gratificante poder, depois de tanta luta, ver o crescimento do bairro”, comemorou.

Homenagem

Não foi somente Maria que festejou a entrega das novas unidades de assistência. As meninas do Siminina prepararam uma homenagem à primeira dama Virginia Mendes para comemorar a nova sala. Elas soltaram a voz e emocionaram todos os presentes, especialmente a Virginia, que coordena diretamente o programa.

“Lembro-me que vim uma vez na unidade e as meninas estudavam em um corredor, embaixo das mangueiras e me senti na obrigação de mudar essa realidade, porque somente assim conseguiremos mudar a realidade delas. Fico emocionada com a homenagem e por ver a alegria no semblante dessas meninas. É por isso que me dedico para que o Siminina possa ser, de fato, um programa de transformação social”, disse.

O esforço da primeira-dama pode ser visto em números: no início da atual gestão, o projeto atendia somente 198 meninas e, hoje, atende 1.038 meninas entre 06 a 14 anos de 16 bairros e do Distrito da Guia. “Estamos crescendo a cada dia e buscando fazer coisas melhores e, graças ao apoio da Virginia, o sonho, aos poucos, tem se tornado realidade”, afirmou Rosamaria Carvalho, coordenadora do programa Siminina.

Participaram da inauguração a secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o secretário de Ordem Pública, Eduardo Henrique, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony, o ouvidor-geral, Jairo Rocha, o controlador-geral Wesley Bucco, o secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, e os vereadores Leonardo de Oliveira e José Marcos.

Também participaram o presidente do bairro Doutor Fábio I, Jucemar da Silva, o presidente do bairro Doutor Fábio II, José Milton, e o presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão.