Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Políticas Públicas

23 de Novembro de 2016 11h45

Membros do Conselho da Mulher são empossados com missão de garantir seus direitos

23/11/2016

KARINE MIRANDA

Luiz Alves

Tomaram posse nesta quarta-feira (23) os 20 novos membros titulares do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.  Agora, elas têm a missão de construir e implementar políticas públicas em favor da igualdade de oportunidades e de direitos às mulheres em Cuiabá.

O conselho foi criado em 2004, mas só passou a ter sede própria na gestão do prefeito Mauro Mendes. De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, o trabalho desenvolvido pelo município sempre foi em prol, prioritariamente, das mulheres.

A expectativa, segundo o secretário, é que o conselho possa formular diretrizes e promover políticas em todos os níveis da administração pública a fim de eliminar as discriminações e violência que atingem a mulher.

“A Assistência Social sempre primou pelas mulheres com prioridade no Bolsa Família, no Minha Casa, Minha Vida e nos cursos de qualificação nos nossos centros de referência. Mas a competência do conselho é maior  do que somente a Assistência Social. Perpassa pela saúde, educação, habitação e é papel do conselho fazer esse diálogo. Este é um espaço de discutir os interesses das mulheres cuiabanas e está à disposição de vocês”, afirmou.

Segundo a ex-presidente do Conselho da Mulher, vereadora Lueci Ramos, foram muitas as conquistas ao longo dos anos. Além da nova sede, o conselho realizou a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres que contou com a presença secretária nacional de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves.

O conselho também conseguiu, junto ao município, que se instituísse a Feira de Oportunidades e, junto a Câmara Municipal, a Lei 5.944, batizada de 'Parada Segura' que determina que os motoristas de ônibus coletivos e micro-ônibus parem fora do ponto para o desembarque de mulheres a partir de 21 horas.

“Nós assumimos com muita dificuldade. Sequer tínhamos sede. Hoje o conselho existe de fato e de direito e tivemos vários avanços. Por isso, tenho a grata satisfação de ter contribuído neste conselho. Agora, espero que os novos membros sejam participativos e exerçam de fato seu papel e não deixem apenas à diretoria”, afirmou.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, defensora pública Rosana Leite, destacou a importância do conselho municipal e colocou o órgão estadual à disposição para que, juntos, possam ser mais fortes e consigam garantia plena dos direitos da mulher.

“Estaremos juntos contribuindo e atuando em prol dos direitos da mulher. A luta não é fácil e não podemos parar por aqui. Todas nós, mulheres, temos direitos, mas muito ainda são esquecidos apesar de sermos a maioria da população. Por isso, precisamos de um conselho forte em Cuiabá para fomentar mais politicas publicas para nós. Esse conselho tem uma responsabilidade imensa e é muito importante o engajamento de todas. O trabalho é árduo, mas gratificante. Conte conosco”, reforçou.

Nova diretoria

Após a posse, os membros do conselho se reuniram para eleger a nova diretoria. Foi eleita para o cargo de presidente, Thelma dos Reis Silva que representa a União Cuiabana de Clube de Mães. No cargo de vice-presidente ficou Queli Viviane Dias Rocha da Universidade Federal de Mato Grosso e no cargo de Secretária Executiva foi eleita Andréa Simone Nascimento de Arruda, da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro.

Também fazem parte do conselho representantes das secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Trabalho e Desenvolvimento Econômico,
- Cultura, Esporte e Turismo, Saúde, Educação, Habitação e Regularização Fundiária e Mobilidade Urbana, além da Câmara de Vereadores, da Delegacia Especializada da Mulher e Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Mato Grosso.

Além da Associação Mato-grossense de Deficientes, Associação Mato-grossense da Pessoa Idosa,  União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros, União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros,  Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, Fórum de Entidades Negras, Associação de Defesa do Direito, Trabalho e Desenvolvimento das Mulheres nos bairros, regiões e municípios e Federação Mato-grossense de Associação de Bairros.

O Conselho dos Direitos da Mulher tem sede na Casa dos Conselhos localizado na Avenida Dom Aquino, nº 10, bairro Dom Aquino.