Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Acolhimento

09 de Abril de 2015 21h28

Mauro Mendes inaugura casa de acolhimento para meninas Nosso Lar

09/04/2015

CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

O prefeito Mauro Mendes entregou nesta quinta-feira (09) a casa de acolhimento Nosso Lar, que irá abrigar meninas entre 12 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. A casa é a segunda na modalidade “casa lar” entregue pela Prefeitura de Cuiabá.

Para o prefeito, o tratamento individualizado oferecido às meninas na casa Nosso Lar faz com que permaneça o sentimento de família e carinho, como se estivessem em um lar. “Este é o papel da casa e nosso como poder público, tratar a criança com individualidade faz com que se sinta acolhida e tenha uma experiência mais próxima com a de uma família”, afirmou.

A casa abriga atualmente 12 meninas, que têm rotinas diárias, como a frequência na escola e atividades extracurriculares, além da manutenção dos próprios quartos e casa, onde lavam louça e as roupas.

“Aqui elas seguem regras, como em qualquer casa, mas também interagem entre elas, com os funcionários e pessoas de suas rotinas na escola e em outras atividades. A ideia é que funcione como uma casa de passagem, porque elas devem permanecer aqui o menor tempo possível, para que recuperem a auto estima e sejam reintegradas às famílias de origem ou sejam adotadas”, disse o promotor da Infância e Juventude, José Antônio Borges, contando ainda que outras dez meninas já foram reintegradas às famílias.

No local trabalham nove funcionários, sendo duas cozinheiras, um motorista, quatro cuidadoras, uma psicóloga e uma assistente social. A casa tem quatro quartos, sala de televisão e sala de estudos e informática, cozinha, lavanderia e área de lazer, além da sala da administração, feita pela Ong Cena Onze.

Sob a coordenação de Flávio Ferreira, a Ong é a responsável pelas compras, orientações educacionais e de lazer, contratação de funcionários e demais cuidados e manutenção da casa.

A primeira-dama Virginia Mendes foi uma das incentivadoras da instalação das “casas lares” em Cuiabá. Para ela, o principal atrativo da modalidade é o acolhimento proporcionado às adolescentes. “Elas recebem carinho, amor e cuidados iguais aos de uma família”, comentou.

Além do verdadeiro acolhimento, a modalidade “casa lar” também é mais viável financeiramente. “As casas lares necessitam de menos funcionários, um espaço menor, pois é uma casa de verdade, e, por isso, torna-se bem mais econômica, além de ter uma qualidade de atendimento muito superior às antigas casas de retaguarda”, explicou Mauro Mendes.

Participaram do evento os secretários municipais de Governo e Comunicação, Kleber Lima, de Ordem Pública, Henrique de Souza, de Mobilidade Urbana, Thiago França, de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado e de Fazenda e Finanças, Pascoal Santullo Neto, o secretário-adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, César Vidotto, e o vereador Adevair Cabral.