Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cidadania

24 de Agosto de 2016 11h33

Mais de cinco mil kits pedagógicos são entregues nas unidades de CRAS da Capital

24/08/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

Ao longo desta semana, mais de cinco mil kits pedagógicos serão entregues nas 15 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cuiabá. A ação, que teve início na terça-feira (23), no CRAS do Pedra 90, segue até o início de setembro, com a última entrega sendo realizada no Distrito da Guia. Na manhã desta quarta-feira (24), as crianças e adolescentes da região do bairro Tijucal foram contempladas com a apresentação dos materiais, que serão utilizados por elas durante este segundo semestre.

“O trabalho desenvolvido por meio do Serviço de Fortalecimento de Vínculo é essencial para essas comunidades e através dos nossos CRAS desempenhamos atividades lúdicas a fim de afastar as crianças e adolescentes envolvidos de toda e qualquer influência negativa que o ambiente que as rodeiam possam oferecer. Esses materiais representam muito mais que instrumentos didáticos. Eles simbolizam novas oportunidades, ampliam a criatividade e habilidades artísticas dos participantes, desenvolvendo a arte, cultura, esporte e cidadania”, afirma José Rodrigues, secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Ao todo, 2.840 crianças e adolescentes são contemplados pelas ações realizadas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculo, sendo 183 apenas da região do Tijucal. As atividades desenvolvidas visam criar uma rede de proteção preventiva destes pequenos, evitando o contato com a marginalidade, à medida que os orienta de forma leve a respeito de temáticas cruciais como trabalho infantil, abuso sexual, violação dos direitos da criança e do adolescente e violência doméstica.

“O que fazemos tem o foco no público infantil, mas naturalmente toda a família é afetada pelo nosso empenho. Ao trabalharmos atividades que exercitam a criatividade, abordando desde datas comemorativas a assuntos que fazem parte do meio social dos adultos, estamos orientando essas crianças a lidar com algumas adversidades que podem surgir no seio familiar, alertando-as contra todo tipo de violência que o mundo pode tentar impor sobre suas vidas. Esse conhecimento as torna mais atentas e, consequentemente, contribui para um ambiente mais saudável dentro de casa. Ao cuidarmos destes pequenos, estamos também cuidando destas famílias, realizando atendimentos prévios e enquadramento no Cadastro Único, a fim de que elas sejam beneficiadas de projetos sociais como o Minha Casa, Minha Vida”, aponta Cristiane Almeida, diretora de Gestão e Desenvolvimento de Políticas Sociais do município.

Os kits pedagógicos incluem cadernos de escrita e desenho, caixas de lápis de cor, pacotes de balões, bolas de futebol, materiais artísticos para pinturas, colagens e afins. Dentre as atividades ofertadas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculo estão: aulas de violino, violão, karatê, judô, dança e teatro.